MDB desiste de federação e deve disputar eleição sozinho
O deputado Baleia Rossi causou surpresa no cenário político nacional ao anunciar o MDB disputará as eleições deste ano sem aliança formal com outros partidos. “Na condição de presidente nacional do MDB, comuniquei aos diretórios estaduais, senadores e deputados que o nosso partido não fará nenhuma federação para as eleições de 2022”, escreveu ele no Twitter.
O comunicado ressalta, no entanto, que, mesmo sem federação, o partido manterá o diálogo com nomes da terceira via, grupo alternativo ao ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva e ao presidente Jair Bolsonaro, especialmente com vistas ao segundo turno da disputa pelo Palácio do Planalto.
Essa postura aliviou sobremaneira a situação dos deputados e senadores emedebistas, que assim não precisarão deixar o MDB nesta janela partidária por força nas composições que estão sendo feitas para a disputa do governo federal e dos governos estaduais.
Em fevereiro (foto), junto com os presidentes do PSDB, Bruno Araújo, e do União Brasil, Luciano Bivar, Baleia havia firmado um compromisso de tentar construir uma candidatura única das três siglas, o que implicava na formalização de uma federação partidária. (Foto: Divulgação)