Coopavel investirá mais R$ 220 milhões na produção de leitões
Apesar de ter terminado já há algum tempo, o Show Rural 2022 continua produzindo efeitos positivos na agropecuária do Oeste do Paraná. O presidente da Coopavel, Dilvo Grolli, recebeu das mãos do vice-governador Darci Piana e do secretário do Desenvolvimento Sustentável e do Turismo, Márcio Nunes, a Licença de Instalação para ampliação da Unidade de Produção de Leitões localizada no distrito Juvinópolis, em Cascavel.
As obras terão um investimento total de R$ 220 milhões e serão concluídas até o fim de 2024, quando a unidade passará das 12 mil matrizes atuais para 20 mil matrizes, elevando a produção anual para 660 mil leitões. Além disso, ela será abastecida com biogás, energia sustentável produzida por meio dos dejetos suínos.
De acordo com o gerente agropecuário da UPL da Coopavel, Marcos Jovani Sipp, a geração do biogás e sua transformação em energia elétrica irá suprir a necessidade de 80% do consumo da unidade. “É fundamental o apoio do Governo do Estado para facilitar o investimento das empresas nesse setor, em que produzimos a nossa própria energia elétrica”, destacou ele. (Foto: Divulgação)