Decisão do TSE mantém Nereu, Elio e Adelino como deputados
Por intermédio do ministro Luís Roberto Barroso, o TSE (Tribunal Superior Eleitoral) recusou o recurso que pretendia anular a cassação do mandato do ex-deputado estadual paranaense Fernando Francischini.
Tal decisão tem muito a ver com o Oeste paranaense, pois a cassação de Francischini, feita por fake news e ratificada agora, mantém a região com três novos representantes na Assembleia Legislativa: Adelino Ribeiro, de Cascavel; Nereu Moura, de Catanduvas; e Elio Rusch, de Marechal Cândido Rondon. Os três eram suplentes e herdaram cadeiras de outros parlamentares que perderam seus mandatos por conta da anulação dos votos de Francischini.
Segundo o TSE, Francischini “transmitiu um vídeo ao vivo, em rede social, quando em curso a votação no primeiro turno, para mais de 70 mil internautas, e que até 12/11/2018 teve mais de 105 mil comentários, 400 mil compartilhamentos e seis milhões de visualizações. O recorrido - que exercia o cargo de deputado federal - noticiou a existência de fraudes em urnas eletrônicas e outros supostos fatos acerca do sistema eletrônico de votação". (Foto: Orlando Kissner/Alep)