Cascavelenses bons de voto
Ainda é cedo para arriscar prognósticos, mas não há exagero algum em afirmar que dois jovens que deixaram Cascavel muito cedo para arriscar a vida em terras distantes têm chances de virar governadores de estados da região Amazônica. O primeiro e mais credenciado é o empresário Acir Gurgacz, apontado pelas pesquisas entre os favoritos ao Governo de Rondônia. Cascavelense nato, Acir já foi prefeito de Ji-Paraná e cumpre o segundo mandato de senador. O outro é o jornalista Marcos Rotta, atual vice-prefeito de Manaus e que tem reais chances de ser o candidato ao Governo do Amazonas com o apoio do prefeito Artur Virgílio Neto. Marcos nasceu em Cianorte, mas viveu toda a infância e juventude em Cascavel, onde seus familiares ainda residem.
Por acaso
A carreira política de Marcos Rotta começou meio que por acidente. Em 1992 ele foi levado pelo cineasta e profissional de marketing Manaoos Aristides para fazer a campanha de Amazonino Mendes, pegou gosto pela política e lá permaneceu, cumprindo quatro mandatos de deputado estadual e um de deputado federal antes de virar vice-prefeito da capital amazonense.
Pesadelo
Os empresários de Cidade do Leste e Salto Del Guairá não estão dormindo direito por conta da regulamentação dos free shops no lado brasileiro da fronteira. Alegam que se a moda pegar, em torno de 300 mil trabalhadores paraguaios poderão ser afetados. Apesar do exagero no número, a preocupação tem todo sentido.
Reformulação
Evandro Miguel Grade, o Zado, dá posse nesta segunda-feira a novos nomes dentro da reformulação que vem fazendo nos altos escalões de Santa Helena desde que assumiu o comando do Município em substituição ao prefeito cassado Airton Copatti. Osmar Ben assume o Departamento de Agricultura, Isaque Back o Departamento de Manutenção Elétrica, Elias Passing a Divisão de Abastecimento, Ilário Leal a Divisão de Controle Logístico da Frota e Jair Francisco Fredo como assessor da Secretaria de Finanças.
Dívida zerada
Em um dos últimos atos antes da entrada em vigor das restrições impostas pela legislação eleitoral, Cida Borghetti autorizou o pagamento de R$ 202,6 milhões para quitar uma dívida histórica com servidores. São 410 precatórios trabalhistas que estavam rolando na Justiça trabalhista há quase três décadas e beneficiam cerca de 10 mil pessoas que entraram com ação coletiva contra o Estado via APP-Sindicato.
Faz de conta
O Conselho de Ética da Câmara Federal deu mais um "migué" ao instaurar apenas nesta semana o processo de cassação do mandato do deputado paranaense Nelson Meurer, condenado em maio pelo STF por corrupção passiva e lavagem de dinheiro. Como o recesso parlamentar começa daqui a exatos dez dias e o País está entrando no período eleitoral, não há garantia alguma de que o caso seja julgado antes do fim do ano.
* Pílulas
* O coronel Washington Lee Abe oficializou seu afastamento do 5º Comandado Regional da PP para ser candidato, provavelmente a deputado estadual e pelo PSL. * Enquanto isso, a segurança em Sede Alvorada é um verdadeiro desastre. A única farmácia do distrito tem contabilizado pelo menos um arrombamento a cada dois meses. * A Assembleia Legislativa do Paraná terá uma semana decisiva para definição do reajuste do funcionalismo público estadual. * O Palácio Iguaçu enviou na quarta-feira um projeto substitutivo incluindo novas categorias a serem contempladas, mas mantendo a correção de 1%, que é rechaçada pelo funcionalismo. * Na véspera do jogo Brasil x Bégica, ontem, Michel Temer cravou que a seleção comandada por Tite venceria por 2 a 1. * E a julgar pelos números recentes, o presidente tem cometido o mesmo equívoco em seus prognósticos sobre a economia brasileira.