Em Toledo, 15% dos que marcam consultas deixam de ir ao médico
Levantamento da Central de Especialidades revela que de janeiro a junho deste ano 39.769 consultas foram feitas na rede municipal de saúde - exames laboratoriais foram 44.693. O que mais chamou atenção no balanço, entretanto, foi o número de faltosos, pois nada menos que 15% dos que agendaram consultas não compareceram.
"Este é um desafio da Secretaria de Saúde, pois quando faltam estão tirando o lugar de outras pessoas. Temos que remarcar e para isso precisamos ter tempo hábil, o que prejudica ele e outras pessoas, ocasionando demora para sair os retornos e consultas", comenta a diretora.
No mês de maio, o número de faltosos foi mais expressivo. "Com a paralisação dos caminhoneiros chegamos a ter 30% de faltantes em alguns dias. Foi preciso reagendar as consultas e os exames, lembrando que se o paciente não comparecer o profissional fica aguardando, deixando o tempo do mesmo ocioso. Mesmo sendo terceirizado, este disponibiliza o seu tempo e espera o paciente", ressaltou.
INVESTIMENTO
Para minimizar esse problema, Toledo vem investindo com vistas a melhorar ainda mais os atendimentos. Em breve entrará em funcionamento a nova Central de Especialidades na Vila Pioneiro. As obras estão em andamento e 70% dos serviços foram executados. O local vai atender a população de todo município.
Para a realização da obra estão sendo investidos R$ 837.535,77 provenientes da Associação dos Portadores de Lesões por Esforços Repetitivos por meio do Fundo Municipal de Saúde. Depois de pronta, a unidade fará parte do Complexo de Saúde da Vila Pioneiro que já abrange o Mini-hospital e Farmácia Comunitária e em breve também a Central de Fisioterapia, Reabilitação e Terapias Complementares. (Foto: Fábio Ulsenheimer)