Projeto polêmico quer acabar com a prática de dar esmolas
Um projeto que deve gerar grande polêmica acaba de ser protocolado na Câmara de Toledo pelo vereador Chumbinho Silva (foto). A proposta, que precisará passar pelo crivo das comissões técnicas antes de ser levada à apreciação do plenário, tem por objetivo central tornar proibida a prática de dar esmolas nesta importante cidade do Oeste paranaense.
O autor quer a instituição de uma campanha socioeducativa intitulada “Dar esmolas não ajuda”, a ser desenvolvida por meio de palestras, panfletagens, outras publicações e comunicações oficiais com uma mensagem direta: "Não dê esmolas, dê oportunidade".
“A fim de financiar e auxiliar na divulgação da campanha, o Poder Executivo poderá realizar convênios ou parcerias com a iniciativa privada e conselhos de segurança”, diz o projeto, ressaltando que a proibição ajudará a impedir a exploração do trabalho infantil em vias públicas e reduzir a evasão escolar.
“Em resumo, a ideia é conscientizar a população do município de Toledo a não realização desta prática, sobretudo devido às relações com mendicância, exploração infantil, dependência química, evasão escolar, entre outros”, aponta Chumbinho Silva na justificativa do projeto, que é inspirado em leis já existentes em cidades como Foz do Iguaçu (PR), Vacaria (RS) e Itaúna (MG). (Foto: Divulgação CMT)