Itaipu usa espetáculo de luzes para bater recorde de visitantes
A Iluminação da Barragem Especial de Inverno, novo atrativo do CTI (Complexo Turístico Itaipu), é uma das estratégias da binacional para, pela primeira vez, alcançar a meta de 1 milhão de visitantes em um ano. O atrativo conta a história da usina por meio de diversas apresentações artísticas, com show de fogos de artifício e jantar incluídos no pacote.
"Este novo passeio contribuirá para que a Itaipu bata mais um recorde, desta vez, o da visitação turística, alcançando a marca de 1 milhão de visitantes este ano", afirmou o diretor-geral brasileiro da Itaipu, Marcos Stamm, na apresentação do projeto à imprensa. O recorde atual de visitação na Itaipu é de 2017, quando a usina recebeu 979.946 pessoas. O número contempla todas as modalidades de visitas, pelas margens brasileira e paraguaia.
A estreia da Iluminação da Barragem Especial de Inverno para o público em geral ocorreu ontem à noite, marcando o início do período de férias escolares e da alta temporada para o mês. O atrativo segue até 11 de agosto.
MELHORIA CONSTANTE
Exibida desde dezembro de 2002, a Iluminação da Barragem atualmente recebe em média 3 mil turistas por mês. As apresentações são sempre às sextas-feiras e sábados. Com base no conceito de que todo equipamento turístico, por melhor que seja, exige novidades, o aprimoramento dos atrativos é uma das prioridades na gestão do turismo na Itaipu. "Estamos trabalhando para melhorar todos os nossos passeios de forma contínua, dentro das perspectivas do planejamento da Itaipu", afirmou o coordenador de turismo da Itaipu, Emerson Orsini Ferrari.
O diretor-superintendente do PTI (Parque Tecnológico Itaipu, Jorge Callado, tem opinião semelhante: "A vida está em mudança permanente. Precisamos sempre buscar melhorias. Com certeza encontramos mais uma, agora, para o turismo na Itaipu".
Segundo o gerente-geral do CTI, Jaime Nascimento, o projeto foi planejado com o objetivo de proporcionar ao visitante uma viagem no tempo, mais precisamente nas décadas de 1970 e 1980, período da construção da usina. "Este passeio tem como foco principal o trabalhador de Itaipu e a importante mistura entre brasileiros e paraguaios", disse.
COMO É O PASSEIO
A edição de inverno da Iluminação da Barragem é mais completa que a tradicional. A diferença começa na recepção, no saguão do CRV, onde o acordeonista Tiago Rossato e banda saúdam os visitantes com músicas que fazem referência ao Brasil e ao Paraguai.
Em seguida, para começar a imersão na história da usina que mais gera energia no planeta, os visitantes assistem ao novo filme institucional da empresa, Energia de Dois Povos, lançado em junho. Na sequência, vão de ônibus para o Mirante Central, onde são aquecidos nas noites frias do inverno com caldos quentes típicos da região. A apresentação da Iluminação da Barragem, a encenação do espetáculo Os desafios dos barrageiros, montado pela Cia do Corpo especialmente para Itaipu, a queima de fogos e o passeio pela usina iluminada vêm em seguida.
JANTAR E PROSA
A próxima parada é para o jantar, no Restaurante dos Barrageiros. Lá, os ex-barrageiros Lazo Cardoso e Antonio Silveira contam "causos" vividos pelos milhares de trabalhadores que ajudaram a erguer a gigante de concreto. Entre eles, as traquinagens para entrar com bebida na obra. "Era proibido álcool nos alojamentos, mas sempre tinha alguém que dava um jeitinho", contou Cardoso, que trabalhou na barragem entre 1978 e 1990. "Contar nossos 'causos' é um grande presente. É como se eu estivesse revivendo aquela época maravilhosa", disse Silveira.
"Todos os detalhes foram pensados com muito cuidado, da iluminação aconchegante até os 'causos' contados pelos próprios trabalhadores da época", explicou Nascimento. Os turistas também têm a opção de encerrar a noite após o passeio de ônibus, antes do jantar. (Foto: Assessoria Itaipu)