Apenas 15% dos alunos da rede estadual não voltaram às aulas
A primeira semana do novo ano letivo teve comparecimento médio de 85% dos estudantes matriculados na rede estadual de ensino do Paraná. Isso significa que apenas 15% não acompanharam o retorno às atividades unicamente presenciais. Segundo a Secretaria de Estado da Educação, nenhum dos 32 Núcleos Regionais teve índice inferior a 82% de comparecimento e alguns ficaram próximos dos 90%.
A primeira semana foi marcada pelo reencontro e diversas atividades de acolhimento por parte dos professores e demais funcionários das mais de 2 mil instituições de ensino. Várias escolas receberam também pais e responsáveis das novas turmas do 6º ano do ensino fundamental, que ingressaram na rede agora em 2022, depois de concluírem os anos iniciais do ensino fundamental (do 1º ao 5° ano) em escolas municipais. Na conversa, além de apresentar a equipe e falar da organização pedagógica, os profissionais tiraram dúvidas dos pais.
OUTRO LADO
A App, por sua vez, alega que a volta às aulas foi marcada por problemas como confusão na distribuição de aulas e falta de funcionários, esta última uma alegação quase tão antiga quanto o próprio sindicato. Além disso, a entidade diz que o Estado está subestimando a nova onda da pandemia por ter dispensado a medição de temperatura na chegada aos colégios, mas os números mostram que ela já vem perdendo força ao menos em Curitiba e principais cidades do interior. (Foto: Divulgação Seed)