ONU reconhece Cascavel como cidade acolhedora de imigrantes
Cascavel acaba de receber o reconhecimento da ONU (Organização das Nações Unidas) como “Cidade que acolhe bem os imigrantes". "Esse título é o primeiro passo para estarmos construindo políticas públicas para migrações”, comentou o secretário de Assistência Social, Hudson Moreschi Jr, ressaltando que a cidade recebe pessoas de outras nacionalidades da mesma forma que recebe os brasileiros. Refugiados que fogem de guerras e crises políticas em seus países de origem têm encontrado em Cascavel as condições necessárias para iniciar uma nova vida.
Marina Faleiro, da agência da ONU para Migrações, explica que a OIM (Organização Internacional para Migrações), um braço da ONU, tem os programas de assentamento e vias complementares para acolher o povo afegão. "A OIM só faz isso com organizações que se mostraram seguras e de confiança. O programa de integração da cidade de Cascavel agradou muito a organização porque demonstrou compromisso em garantir a migração segura, ordenada e digna dessas pessoas”, enfatizou ela ao entregar o prêmio ao prefeito Leonaldo Paranhos.
Marina explicou que acolhida não se restringe apenas ao movimento e que essas pessoas, muitas vezes, vêm de situações muito difíceis, mas não basta movimentá-las simplesmente. “A gente precisa que essas pessoas venham e sejam integradas à sociedade. Isso não é uma coisa que você faz do dia para a noite, exige políticas de longo prazo, política de integração migratória dessas pessoas”, observou. (Foto: Secom/PMC)