R$ 60 milhões teriam sido desviados das obras de duplicação da BR-163
As obras de duplicação do trecho da BR-163 entre Cascavel e Marmelândia, iniciadas ainda em março de 2016 e até hoje não concluídas, teriam resultado em um prejuízo de R$ 60 milhões aos cofres públicos apenas com sobrepreço e superfaturamento. O montante foi levantado em uma auditoria da CGU (Controladoria-Geral da União) e equivale a quase 10% de todo o investimento feito até agora.
Esse teria sido o motivo de policiais federais terem ido logo cedo nesta quinta-feira (10) a uma residência no Bairro Parque Verde, em Cascavel. A ação fez parte de uma operação desenvolvida para cumprir um mandado de prisão e inúmeros mandados de busca e apreensão não só no Paraná, mas também no Mato Grosso, Santa Catarina, Distrito Federal, Minas Gerais e São Paulo.
O foco da operação são funcionários do Dnit (Departamento Nacional de Infraestrutura e Transporte), que de acordo com a mesma CGU recebiam vantagens indevidas das empresas vencedoras de diversas licitações rodoviárias para fazer vistas grossas a uma série de irregularidades.
A Justiça autorizou a prisão de um dos servidores públicos investigados e o afastamento cautelar de outros cinco, além de bloqueio de bens."O Departamento está em permanente contato com os órgãos de controle e reafirma que pauta sua atuação dentro da legalidade e lisura, respeitando todos os princípios éticos da administração pública", informou o Dnit em nota à imprensa. (Foto: Reprodução)