Falta tudo, menos dinheiro
Relatório divulgado nesta sexta-feira de Copa do Mundo mostra que a educação brasileira é tratada como uma espécie de jogo amistoso e derruba por terra a tese de que ela só vai mal (e põe mal nisso!) por falta de dinheiro. Pelos números apresentados, o Brasil gasta anualmente em educação pública o equivalente a 6% do PIB, índice superior à média investida por 80% dos países, dentre eles Argentina (5,3%), Colômbia (4,7%), Chile (4,8%), México (5,3%) e até Estados Unidos (5,4%). Na outra ponta, o Brasil ficou na 63ª posição em ciências, na 59ª em leitura e na 66ª em matemática entre os 70 países incluídos na mais recente avaliação internacional de desempenho escolar do Pisa. Disso tudo se tira algumas conclusões óbvias: que os educadores (nem todos) fazem de conta que ensinam porque têm direito à estabilidade no emprego, um privilégio semelhante ao foro privilegiado dos políticos; que seus líderes (nem todos) estão preocupados unicamente com ganhos salariais, não com a qualidade do ensino; que os pais (nem todos) mandam os filhos à escola para se ver livre deles, não exatamente para educá-los; e que a sociedade (nem toda) faz de conta que está preparando uma geração vencedora, apesar de saber que ela será uma geração fracassada.
Reviravolta
Ainda sobre a educação, o STF tornou nula a lei que proíbe a abordagem sobre gênero e orientação sexual nas escolas municipais de Foz do Iguaçu. Ao tomar tal decisão, o ministro Dias Toffoli não levou em consideração ideologia e/ou religião, apenas o fato de a orientação pedagógica e a definição do conteúdo curricular serem atribuições da União, não do Município.
Bigamia
A polícia esconde o jogo e não confirma nem o nome do acusado, mas em Assis Chateaubriand é voz corrente que a morte do secretário municipal Elder Coutinho, cujo corpo foi sepultado no fim da manhã de hoje, foi um crime passional.
Em Liberdade
Os 14 policiais rodoviários estaduais acusados de cobrar propina de motoristas em estradas do Sudoeste paranaense, que estavam presos desde fevereiro, foram libertados por decisão da Justiça Militar. Mas permanecerão afastados das funções e devidamente monitorados por tornozeleiras eletrônicas.
Exceção
Em Arapoti, no Paraná, uma médica que atende pelo Município teve os bens indisponibilizados pela Justiça a partir de uma ação civil pública proposta pelo Ministério Público na qual é acusada de cometer ato de improbidade administrativa por deixar de cumprir integralmente a jornada de trabalho e fraudar o sistema de ponto da prefeitura. Uma pena que isso não seja uma regra no serviço público.
Tráfico
Em Foz do Iguaçu, um servidor da prefeitura nomeado em maio passado deve perder o emprego depois de ter sido preso em flagrante, por volta das 3h da madrugada de hoje, por tráfico de drogas. Acompanhado de um homem de rua, ele se deu mal ao oferecer cocaína a um policial em uma das principais avenidas da cidade.
Fora do ar
As plataformas de notícias de todos os órgãos vinculados ao Governo do Paraná sairão do ar ainda hoje e só voltarão a operar depois do pleito de outubro próximo. A medida cumpre a legislação eleitoral, que restringe a divulgação de informações sobre atos do Executivo nesse período.
* Pílulas
* Se você estiver precisando de algum serviço público, deixe para segunda-feira. Em Cascavel, nem as unidades de saúde vão atender nesta à tarde por conta do jogo do Brasil na Copa. * Dos 48 candidatos inscritos, apenas 36 fizeram hoje a prova do teste seletivo para contratação de cinco estagiários pela Câmara de Toledo. * O deputado Elio Rusch fez nesta sexta-feira a entrega de um caminhão para coleta de lixo e de um ônibus para transporte de pacientes à Prefeitura de Palotina. * O ex-ministro José Dirceu, recém-libertado da prisão pelo STF, vai lançar seu livro de memórias com uma noite de autógrafos no próximo dia 28, em Brasília. Isso que é cuspir na cara do povo! * A inflação disparou e foi a 1,26% em junho. O Governo Temer atribui a culpa à greve dos caminhoneiros e não faz nenhuma menção aos reajustes abusivos nos preços dos combustíveis. * A Paraná Pesquisas ouviu 2.285 eleitores brasileiros nesta semana e identificou que 77,3% deles preferem que seu candidato se eleja presidente da República do que o Brasil vença a Copa. * Provocado pelos vereadores Fernando Hallberg e Policial Madril, o TCE-PR suspendeu a cobrança da taxa de expediente pela Prefeitura de Cascavel.