Lançamento da biografia de Faiad é mais uma atração do Show Rural
O Show Rural Coopavel é, naturalmente, um evento repleto de atrações para todos que se interessam pelo agronegócio. Mas neste ano, além das últimas novidades tecnológicas voltadas ao desenvolvimento do setor, o evento será marcado também por um ato literário da maior relevância: o lançamento do livro “Ibrahim Faiad - Um homem, vários legados".
Escrito pela premiadíssima jornalista e agora também escritora Rejane Martins Pires, o livro narra a trajetória de um dos principais líderes do agronegócio brasileiro, desde o seu nascimento, sua trajetória de 32 anos no Bamerindus, sua passagem pela Coopavel e suas incursões na política até os dias atuais, na Fazenda Iguaçu, seu remanso sagrado.
Viajar em sua história, segundo a jornalista, é percorrer caminhos árduos e serenos, mas é, sobretudo, conhecer o melhor do ser humano. “Ibrahim é uma dádiva. Carregando o menino que foi dentro de si, semeou amor por onde passou. E semeou verdade também. Ao contrário de muitos homens, soube florir e nunca perdeu a confiança dos pássaros. Em sua florescência inspirou e inspira gerações. Reconciliado com o tempo, sabe decifrar a melodia de cada estação”, afirma Rejane.
“Chego aos 83 anos em paz! Todos os dias vou à varanda da minha casa, abro a janela, olho para o horizonte e agradeço a Deus por tudo o que recebi”, conta Faiad, um descendente de libaneses que saiu de casa adolescente com uma malinha de fibra na mão e fez história por onde passou. “É um homem que soube celebrar a vida sem se deslumbrar pela vaidade, que ensina com humildade, que inspira pelo exemplo e, assim, vive a bem-aventurança dos nobres de espírito”, ressalta Rejane.
O livro, com o selo da Editora Aldeia e impresso pela Gráfica Assoeste, estará à disposição durante toda a semana no Show Rural (sala da administração) e toda a renda amealhada com sua venda será revertida para o Provopar de Vera Cruz do Oeste.
QUEM É ELE?
Casado há 50 anos com Sueli Sossella Faiad, Ibraim Faiad nasceu em Wenceslau Braz em 28 de junho de 1938. Quinto de oito irmãos, é filho de Jorge Abraão Faiad e Badia Faiad. O pai, libanês. A mãe, filha de libaneses. Ele, um brasileiro intercultural, que ama quibe e também frango caipira. Aos 15 anos, começou sua carreira no Banco Bamerindus como auxiliar de contínuo e construiu uma carreira meteórica, assumindo gerências e regionais. Em 32 anos de banco, atendeu todo o Paraná, parte de São Paulo, Rio Grande do Sul e Nordeste brasileiro.
Aposentou-se em 1985, quando passou a residir na Fazenda Iguaçu, em Céu Azul. Foi presidente da Coopavel, conselheiro da Sociedade Rural do Oeste e da Federação das Indústrias do Paraná. Foi ainda secretário-chefe de Gabinete do ex-governador Jaime Lerner e secretário nacional de Política Agrícola no governo de Fernando Henrique Cardoso. Atualmente dedica-se à gestão de sua fazenda e da indústria de laticínios Star Milk, e, quando solicitado, nunca nega uma palavra amiga, um bom conselho. Afinal, só quem viveu o que ele viveu para ensinar o principal: a sabedoria da vida!
O SHOW RURAL
Já em sua 34ª edição, o Show Rural de 2022 foi aberto neste domingo (6) com uma missa celebrada pelo monsenhor Reginei Módolo, concelebrada pelo também padre Gustavo Marmentini e prestigiada por diversas autoridades políticas, dentre elas o prefeito Leonaldo Paranhos, o vice-prefeito Renato Silva e o deputado estadual Coronel Lee, além de líderes dos mais diferentes setores organizados, produtores rurais e empresários de Cascavel e região.
“Nós somos a terra e fazemos parte dela e de tudo o que existe. Hoje é um dia especial e queremos agradecer a Deus e à vida. Obrigado também a todos que fazem este grande evento acontecer". Essa foi a mensagem central do presidente Dilvo Grolli na abertura da missa, realizada no próprio parque do Show Rural, megaevento que começa oficialmente nesta segunda-feira (7) com a presença do vice-governador Darci Piana e dos secretários de Estado da Agricultura, Norberto Ortigara, e do Planejamento, Valdemar Bernardo Jorge, além de líderes rurais e produtores vindos de diversas partes do Brasil e até do exterior.