Obras financiadas por Itaipu avançam bem além do habitual
No Brasil, há muito obra pública virou sinônimo de atraso na execução, o que invariavelmente implica em aumento de custo. Mas, como se para toda regra houvesse uma exceção, as bancadas com recursos da Itaipu Binacional estão avançando com muito mais rapidez que o usual.
É o caso da segunda ponte Brasil-Paraguai (foto), ligando Foz do Iguaçu a Presidente Franco, uma reivindicação de décadas e cuja execução já avançou 76% do cronograma, com um investimento de R$ 177 milhões.
Sobre a rodovia de acesso à ponte, que começou mais tarde, já foi feita a execução das bases de quatro blocos e três pilares do viaduto da Avenida General Meira, o lançamento de lajes pré-moldadas no viaduto da Ponte Tancredo Neves e a preparação para execução dos blocos do viaduto da BR-469. O avanço até agora é de pouco mais de 6%, mas a expectativa é de que a obra seja concluída até meados de 2023, a um custo de R$ 336 milhões.
ESTRADA BOIADEIRA
A agilidade como marca registrada das obras financiadas pela Itaipu está igualmente demonstrada na Estrada Boiadeira (BR-487), no Noroeste do Estado, que também já ultrapassou 75% de execução. A pavimentação já foi realizada do km 12,74 ao km 20,84 (entre Porto Camargo e Icaraíma), do km 30,90 ao km 48,5 (do canteiro de obras atual até Santa Eliza) e do km 50,60 ao km 56,41 (trecho final das obras), totalizando 31,517 quilômetros. A previsão atualizada de término é para junho próximo. (Foto: Kelvyn Melo/PTI)