‘Vale a pena roubar no Brasil’
“Sim, vale a pena roubar no Brasil”, sentenciou o ex-juiz Sergio Moro em entrevista ao programa Canal Livre, para perplexidade dos telespectadores da Rede Bandeirantes, ao ser indagado sobre a situação de Luiz Inácio Lula da Silva, que foi de presidiário a favorito nas pesquisas para a Presidência da República, e o desmonte dos avanços mais concretos alcançados pelo País no combate à corrupção.
Pode-se gostar ou não gostar de Moro, que quando foi juiz e professor universitário em Cascavel certamente não imaginava um dia estar onde está, mas não há como negar que ele está coberto de razão.
Por via das dúvidas, vamos a um número que conduz inevitavelmente a essa conclusão: de janeiro a setembro de 2021, conforme dados obtidos com base na Lei de Acesso à Informação pela agência Fiquem Sabendo, as prisões feitas pela Polícia Federal por corrupção alcançaram o menor patamar dos últimos 14 anos, com queda de nada menos que 44%.
E ao menos neste caso seria um ato de total hipocrisia seguir o modismo das redes sociais e jogar a culpa toda nas costas do pessoal do STF, pois a PF está diretamente ligada ao Poder Executivo e a ele deve fidelidade e satisfação de seus atos.