Acolhimento familiar: Cascavel vai sediar congresso internacional
Cascavel vai sediar, de 22 a 25 deste mês, o 2° Congresso Internacional sobre Acolhimento Familiar. Para tanto, contará com o apoio da Itaipu Binacional e do Ministério Público do Paraná.
Alguns dos maiores especialistas no assunto do Brasil e do exterior virão à cidade para este evento, que é destinado a profissionais da Vara da Infância e Juventude, membros de conselhos tutelares, assistentes sociais, psicólogos, advogados, organizações não governamentais, estudantes e interessados na área.
A programação já foi definida e conta com palestras, debates e workshops práticos. Foram disponibilizadas 750 vagas e as inscrições já estão abertas, a um custo de R$ 200 cada.
PALESTRAS
O juiz auxiliar da Corregedoria do Estado do Paraná, Sergio Luiz Kreuz, falará sobre o direito à convivência familiar da criança e do adolescente. A coordenadora do programa em Cascavel, a assistente social e professora Neusa Cerutti e sua equipe, compartilharão a rica experiência sobre o serviço de acolhimento familiar e também o trabalho com famílias de origem e os caminhos para a reintegração familiar de crianças e adolescentes acolhidos.
Para apresentar experiências internacionais de acolhimento familiar e seus desafios, o congresso terá a participação de vários especialistas: da Espanha, a professora e pedagoga da Universidade de Barcelona, Maria Carme Montserrat Boada, e o professor da Universidade de Sevilha, Jesus Palácios; de Portugal, o professor da Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico do Porto, João Paulo Ferreira Delgado; da Irlanda, o professor de Serviço e Política Social do Trinity College de Dublin, Robbie Gilligan.
Do meio jurídico participarão do debate sobre o tema os juízes da Vara de Infância e Juventude de Cascavel, Fabrício Priotto Mussi; e da Vara de Uberlândia (MG), José Roberto Poiani. O papel do Ministério Público na fiscalização dos serviços de acolhimento familiar será tratado pelo promotor de Justiça da Promotoria da Infância e Juventude de Cascavel, Luciano Machado de Souza.
Na área acadêmica, a doutora em psicologia e pós-doutora em saúde e desenvolvimento humano e consagrada autora de livros Lídia Weber falará sobre amores construídos no acolhimento e na adoção. A professora e psicóloga do Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo, Lívia de Tartari, abordará aspectos relevantes para a capacitação de famílias acolhedoras. Também participarão dos debates a psicóloga e coordenadora do curso de Direito/Univel, Caroline Buosi Velasco, e a psicóloga Lucimara Cabreira.
Representando o Terceiro Setor, a jornalista e presidente do Instituto Geração Amanhã, Sandra Sobral, relatará sua história e as consequências do acolhimento institucional na socialização, desenvolvimento emocional, afetivo e neurológico do acolhido.
No último dia serão promovidos cinco workshops, que contarão com a participação de vários especialistas no assunto.