Ex-marketeiro de FHC e Aécio vai cuidar da campanha de Lula
Se para alguns ainda pairavam dúvidas sobre a proximidade entre PSDB e PT, a despeito dos embates protagonizados pelos dois partidos em diversas campanhas pela Presidência da República, elas foram minimizadas sobremaneira nesta terça-feira (1º), Dia do Profissional de Publicidade, quando a cúpula petista revelou o nome do responsável pelo marketing da campanha de Luiz Inácio Lula da Silva.
O escolhido foi o mineiro Augusto Fonseca, que após ganhar notoriedade no cenário político como um dos responsáveis pelas reportagens que trouxeram a público o motorista Eriberto França, testemunha-chave do esquema PC Farias no governo do então presidente Fernando Collor, trocou o jornalismo pelo marketing político.
Mas o que isso tem a ver com o antagonismo "para inglês ver” de tucanos e petistas? Pois saiba que Augusto foi o encarregado do marketing das campanhas de Fernando Henrique Cardoso, em 1994, e Aécio Neves, em 2018, além de ter auxiliado o publicitário Duda Mendonça na campanha de Lula em 2002.
Augusto foi escolhido para a função pelo próprio Lula, pela presidente petista Gleisi Hoffmann e pelo também jornalista Franklin Martins para cuidar dos programas de rádio e televisão da campanha. A coordenação geral, no entanto, caberá a Franklin. (Foto: Arquivo Instituto Lula)