Programa Saúde Online PR passa a atender universidades
O programa Saúde Online Paraná está sendo disponibilizado aos estudantes e servidores das universidades estaduais como ferramenta de auxílio no retorno às aulas presenciais. A ideia é evitar a sobrecarga nas unidades de saúde dos municípios onde estão localizados os campus universitários.
Além de consultas médicas para pacientes com sintomas de Covid-19, o aplicativo vai contemplar o acolhimento psicológico desse público. O app pode ser instalado no link Google Play para celulares com sistema Android e no App Store para iPhone e iPad.
“Como os sintomas atuais são mais leves, em razão da vacinação da população e das características da variante ômicron, que afeta mais o trato respiratório superior, o atendimento online vai proporcionar guarida às suspeições de contágio, permitindo os afastamentos necessários”, afirma o superintendente de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Aldo Nelson Bona.
O emprego da ferramenta foi anunciado nesta sexta-feira (28), data em que a Secretaria de Estado da Saúde confirmou mais 24.118 casos e 58 óbitos pela Covid-19, cujos números estão avançando perigosamente em todo o Estado. Isso fez com que a média de mortes subisse nada menos que dez vezes nas duas últimas semanas.
EXPERIÊNCIA
O serviço de telessaúde do Paraná foi desenvolvido em etapas. Em abril de 2020, em parceria com a Celepar, foi disponibilizado à população o app Telemedicina Paraná, e em novembro de 2020, a tecnologia foi substituída pela plataforma SaúdeOnline Paraná, com novas funcionalidades para o acompanhamento clínico dos pacientes.
Idealizado pela Seti e coordenado pela UEL (Universidade Estadual de Londrina), o projeto integrou uma série de medidas governamentais para o enfrentamento da crise epidemiológica. O serviço contribuiu para desafogar as unidades de saúde, evitando aglomerações e deslocamentos.
Ao longo de 18 meses, médicos, enfermeiros, psicólogos, professores e estudantes das sete universidades estaduais do Paraná atuaram em diferentes etapas de atendimento da plataforma digital. Ao todo, o aplicativo já viabilizou mais de 40 mil atendimentos, entre consultas médicas, de enfermagem e acolhimentos psicológicos. (Foto: Divulgação Seti)