Desenvolvimento rural: Queiroz assume a presidência do Comder
O médico veterinário, produtor rural e servidor do Mapa (Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento), Antônio Queiroz, foi eleito novo presidente do Comder (Conselho de Desenvolvimento Rural de Cascavel). Ele sucede no cargo ao diretor do Sindicato Rural de Cascavel, Paulo Vallini, que presidiu a entidade por três anos.
Além de ser o braço direito da Seagri (Secretaria Municipal de Agricultura de Cascavel), o Comder incentiva a formação e manutenção de um banco de dados para subsidiar a demanda de informações sobre a produção rural, estabelecer prioridades para a política de desenvolvimento rural, busca constantemente a formação de parcerias entre as entidades ligadas ao agronegócio, indica prioridades e supervisiona as aplicações e prestações de contas do fundo municipal de desenvolvimento rural e normatiza o repasse de apoios entre a Secretaria Municipal de Agricultura e os beneficiários dos recursos do fundo e avaliar programas no plano de desenvolvimento rural.
Vallini avaliou sua gestão como desafiadora, já que boa parte dela ocorreu durante a pandemia da Covid-19. “Além disso, também tivemos muitos problemas climáticos. Esperamos que o trabalho possa fluir melhor agora com o Queiroz e que, claro, o tempo ajude o nosso setor”, disse ele, que continuará como conselheiro representando o sindicato.
Já Queiroz, que representa o CRMV (Conselho Regional de Medicina Veterinária), afirmou que seu objetivo é trabalhar em prol do desenvolvimento do setor rural. “Temos muito espaço para ajudar a transformar o pequeno produtor a se tornar um grande produtor em excelência e produtividade. É papel do Comder ajudar a prefeitura e o setor nesse amparo legal e na discussão de ideias e soluções dos problemas”, declarou.
Também integram a nova diretoria, que tem mandato de um ano, o vereador Soldado Jeferson, o secretário municipal Renato Segalla e Antônio Zaror, da Fundetec. (Foto: Divulgação)