Safra de soja do PR deve fechar com perdas de 39%
Embora na região Oeste esse índice seja bem maior, a safra 2021/22 de soja do Paraná deve fechar em 39% de acordo com nova projeção feita nesta quinta-feira (27) pelo Deral. Também por conta da longa estiagem, a safra de milho deve ter uma quebra de 36% e a de feijão, de 31%.
Por se tratar de commodity, esses produtos dependem de várias conjunturas, inclusive oscilações decorrentes de produção internacional, mas na soja geral as perdas monetárias para os produtores paranaenses devem girar entre R$ 25 bilhões e R$ 30 bilhões.
“É um quadro realista, de perda, que provoca impacto, traz desconforto, desarticulação da cadeia de renda do agricultor, mas estamos trabalhando junto com o governo federal para minimamente socorrer, apoiar, incentivar os nossos agricultores nas suas necessidades para que continuem produzindo”, comentou o secretário da Agricultura e do Abastecimento, Norberto Ortigara.
O Deral divulgou nesta quinta também o Boletim de Conjuntura Agropecuária, referente à semana de 21 a 27 de janeiro. Além de discorrer sobre as três principais culturas a campo nesta safra, ele fala da comercialização do trigo, que chegou a 88% das 3,2 milhões de toneladas colhidas no Estado, café, hortaliças, frutas plantas, forragens e flores. (Foto: Jaelson Lucas/AENPR)