General decide chutar o balde e deixar direção-geral da Itaipu
Por meio de postagem em seu site oficial de notícias, a Itaipu Binacional tornou pública nesta terça-feira (25) a decisão do general da reserva João Francisco Ferreira (foto) de pedir demissão do cargo de diretor-geral brasileiro da empresa, no qual foi empossado em abril do ano passado em substituição ao também general Joaquim Silva e Luna, promovido à época a presidente da Petrobras. Ao final, o texto diz que “o general Ferreira agradece o apoio e o comprometimento dos parceiros da usina, em especial à família Itaipu, como se refere ao grupo de empregados”, dando a entender que sua saída será imediata.
Na verdade esse desfecho, que levará à saída também de pelo menos três auxiliares diretos de Ferreira - os coronéis Robson Rodrigues de Oliveira e Aloisio Lamim e o major Washington Vasconcelos Santana - era tido como iminente há um bom tempo diante das queixas de aliados do governo levadas diretamente ao presidente Jair Bolsonaro.
Sem pressa, o Alerta Paraná foi atrás dos bastidores dessa mudança e confirmou, após vários contados com Brasília, que o desgaste político é mesmo o motivo da saída do general Ferreira. E mais: que realmente procedem as ventilações dando conta que o presidente pretende usar a Itaipu para fazer um agrado ao Centrão, mas sem entregá-la de porteira fechada.
E mais: que na composição da nova diretoria deverão ser ouvidos ao menos três deputados paranaenses que têm se empenhado acima da média para defender o Governo Bolsonaro na Câmara. Um é o cascavelense Evandro Roman, que está com um pé no PP. Outro é Fernando Giacobo, que já foi deputado por Cascavel, mas há um bom tempo está domiciliado eleitoralmente em Foz do Iguaçu. E o terceiro é o maringaense Ricardo Barros, atual líder do Governo na Câmara e cuja esposa Cida Borghetti, ex-governadora do Paraná e atual conselheira da Itaipu, chegou a ser cogitada para a direção-geral.
No entanto o cargo principal da usina, conforme anunciou em nota no fim da tarde o ministro das Minas e Energia, Bento Albuquerque, será ocupado interinamente pelo vice-almirante Anatalício Risden Junior, atual diretor financeiro da empresa. Outras mudanças virão muito em breve, e aí deverão entrar as indicações políticas. (Foto: Rubens Fraulini/Itaipu)