Ibama dá sinal verde para a construção da Nova Ferroeste
Acaba de ser publicada no Diário Oficial da União a aprovação do Estudo de Impacto Ambiental da Nova Ferroeste. Executado pela Fipe (Fundação de Pesquisas Econômicas), o relatório tem mais de 3 mil páginas e estava em análise desde novembro do ano passado.
“É uma etapa fundamental, porque o aceite reconhece a integridade e o valor dos trabalhos realizados, e também abre uma janela para começar a trabalhar a questão das audiências públicas”, comemorou Luiz Henrique Fagundes, coordenador do Plano Estadual Ferroviário.
Uma cópia física do Relatório de Impacto Ambiental, com 129 páginas, e o link para o acesso digital foram enviados para as prefeituras dos 49 municípios (41 do Paraná e 8 do Mato Grosso do Sul) contidos no traçado da futura estrada de ferro, bem como a outros órgãos federais. O estudo completo também está disponível no site da Nova Ferroeste.
O Ibama fará nos próximos dias uma nova publicação no Diário Oficial da União abrindo um prazo de 45 dias para a realização de audiências públicas sobre o projeto. Nesses encontros serão apresentados à sociedade os detalhes do estudo, que contém todas as ações mitigadoras das interferências.
O levantamento foi conduzido por uma equipe multidisciplinar com 150 pessoas da Fipe, responsável pela coleta e análise dos dados. Biólogos e geólogos percorreram 1.280 quilômetros para levantar informações sobre a flora, os meios físicos e geológicos, além de avaliar a qualidade da água nas bacias hidrográficas e do ar ao longo do traçado. O estudo contém dados referentes ao ruído, formação das cavernas, bem como a vida existente nestes lugares. (Foto: José Fernando Ogura/AENPR)