Por que as crianças se comportam bem ou se comportam mal
Elis Gislaine Marques Sbardelotto
Por que algumas crianças atravessam a infância com poucos problemas de comportamento observáveis enquanto outras são problemas constantes para seus pais?
Os bons comportamentos e os maus comportamentos são formados pelas recompensas que a criança recebe. Sendo assim, temos que ter muito cuidado para não recompensar ou reforçar comportamentos que irão gerar consequências desagradáveis tanto para a criança quanto para os pais.
Comportamentos indesejáveis não devem ser recompensados, pois isso mostra às crianças que não adianta perder tempo. Se os pais agirem assim, a possibilidade de elas virem a repetir os comportamentos no futuro enfraquece.
Três regras para educar crianças:
- Recompense os bons comportamentos. Ex: abrace seu filho, dê os parabéns, diga que ele merece o que conquistou.
- Não recompense maus comportamentos. Ex: está chorando porque está cansado, da próxima vez vai ser bonzinho, ele não fez por mal, etc...
- Punição para maus comportamentos (mas use apenas punições brandas). Ex: hoje você não vai jogar videogame porque não se comportou na escola, você não teve um comportamento cooperativo e por isso vai ficar no cantinho pensando, íamos ao parquinho mas como você foi mal educado vai ficar em casa e dormir mais cedo.
As crianças de temperamento forte podem se tornar habilidosas e poderosas ao controlar seus pais, irmãos, colegas, professores, cuidadores. Ex: eu quero agora porque estou com fome, não vou guardar os brinquedos porque estou cansado, guarde você.
Quatro erros a evitar na educação de crianças:
- Não recompensar o bom comportamento.
- Castigar bons comportamentos;
- Recompensar maus comportamentos.
- Não punir o mau comportamento quando indicado.
“Eduque seu filho e se alegre com ele"- Chrystian Shankar. (Imagem: iStock Photos)
Elis Gislaine Marques Sbardelotto é especialista em Psicologia Familiar Sistêmica e Orientação Vocacional e perita Avaliadora de Trânsito - CRP-08/13639 - Contato 45 999128788