Projeto de Cascavel e Curitiba será expandido para todo o PR
O governador Ratinho Junior lançou nesta quinta-feira (20) um programa para a instalação de colmeias de abelhas nativas sem ferrão nos parques urbanos de todo o Paraná. A ação faz parte do Poliniza Paraná e expande para o Estado todo o projeto Jardins de Mel implantado em Cascavel ainda em 2020, por meio de lei proposta pelo vereador Celso Dal Molin e inspirada em iniciativa idêntica desenvolvida por Curitiba a partir de 2017.
A ideia é incentivar em todos os municípios paranaenses a criação de abelhas nativas sem ferrão, responsáveis pela polinização de cerca de 90% das plantas brasileiras. O foco é divulgar a implantação de colmeias como ferramenta de educação ambiental, mostrando a importância e os benefícios dos serviços ecossistêmicos prestados pelos insetos, além de reintroduzir polinizadores nativos em seus locais de origem, pois muitos se encontram ameaçados de extinção.
Cada município deverá pensar em um espaço para receber o Poliniza Paraná, segundo o secretário estadual de Desenvolvimento Sustentável e Turismo, Márcio Nunes."Fora a polinização, tem o aspecto turístico, que pode ser muito explorado nas propriedades através desses jardins. O Paraná hoje está com mais de 100 parques urbanos em construção e nesses parques é obrigatório a implantação dos jardins de mel”, afirmou. “Tenho certeza que a partir do momento que o município conhece o projeto, acredito que isso vai gerar um apego. E é esse apego que nós queremos transmitir para as futuras gerações”, acrescentou.
IMPORTÂNCIA
A reintrodução de abelhas nativas nos espaços é importante porque a polinização é o processo que garante a produção de frutos e sementes, além da reprodução de diversas plantas. Por isso, as abelhas se destacam na manutenção e promoção da biodiversidade.
Além disso, elas auxiliam na produção de cerca de 90% dos alimentos no mundo e são de extrema importância para agricultura mundial, pois são responsáveis por polinizar cerca de 70% das plantas agrícolas. Das 420 espécies de abelhas sem ferrão do mundo, 300 vivem no Brasil, e aproximadamente 38 no Paraná. (Foto: Gilson Abreu/AENPR)