Paraná pede ação concreta do Mapa em apoio a agricultores
O Governo do Paraná enviou nesta terça-feira (18) ofício (para vê-lo clique AQUI ) ao Mapa (Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento) com uma série de sugestões para minimizar a situação dos agricultores paranaenses prejudicados pela estiagem.
O documento, endereçado diretamente à ministra Tereza Cristina, propõe ações referentes a crédito rural, seguro rural e Proagro, além da distribuição de sementes para os que não têm condições de adquirir e produzir nova safra.
As sugestões têm por base o trabalho conjunto do IDR-Paraná (Instituto de Desenvolvimento Rural do Paraná) e entidades representativas dos produtores rurais, como Sistema Ocepar, Faep e Fetaep.
PROJEÇÃO DA SAFRA
Por outro lado, estudo de periodicidade mensal realizado pelo Deral (Departamento de Economia Rural) e cuja mais nova edição foi divulgada também nesta quarta-feira traz uma análise técnica projetando a próxima safra paranaense de mandioca, fumo, feijão, soja, erva-mate, olericultura e sericicultura.
A partir desta edição, o Prognóstico Agropecuário passa a ter o registro do ISSN (Insternational Standard Serial Number), que dá a ele visibilidade ainda mais qualificada e facilita a sua busca.
Os analistas do Deral contextualizam cada uma das culturas no panorama nacional e estadual, reforçando, sobretudo, a importância para a economia do Paraná e para a geração de renda nas famílias.
Também é apresentado um quadro da área que cada uma ocupa no Estado, a produção e eventual exportação ou participação no VBP (Valor Bruto da Produção) agropecuária. As projeções têm como base os levantamentos para se estimar a safra 2021/22, realizados pelos técnicos que estão em todas as regiões do Estado. (Foto: Gilson Abreu/AENPR)