Crime organizado perde força com a vinda da Força Nacional
A atuação conjunta das forças de segurança estaduais e federais tem reduzido consideravelmente a criminalidade na faixa do território paranaense que faz fronteira com o Paraguai, especialmente a região Oeste. Isso é reflexo direto da integração da polícia estadual com a Força Nacional, que desde dezembro passado está presente com 80 homens em Foz do Iguaçu, Guaíra, Icaraíma e Alto Paraíso.
Segundo balanço divulgado nesta quarta-feira (19) pela Sesp (Secretaria de Estado da Segurança Pública), a atuação integrada ajudou a reduzir furtos gerais (10,8%) e furtos de veículos (12,8%) nesses quatro municípios fronteiriçoas de dia 5 de dezembro a 16 de janeiro, comparados com o mesmo período da temporada do ano anterior. Nestes 43 dias de operações também houve redução de 76,7% nas ocorrências de tráfico (de 155 para 36) e de 19,2% nas situações de contrabando (de 26 para 21).
“Graças à integração das forças de segurança que atuam na faixa de fronteira, agora com o apoio intenso da Força Nacional, aumentamos a presença policial em pontos importantes, como a Ponte Internacional da Amizade, Ponte Ayrton Sena e em cidades que necessitavam de uma atenção especial”, afirma o secretário estadual da Segurança Pública, Romulo Marinho Soares.
“Depois que a Força Nacional passou a atuar com a Polícia Civil, a Polícia Militar e a Polícia Rodoviária Federal, as ações contra o crime foram otimizadas e, consequentemente, as ocorrências despencaram, principalmente nas imediações da Ponte Internacional da Amizade, em Foz do Iguaçu, onde tivemos resultados imediatos”, destacou o delegado-chefe da 6ª Subdivisão Policial de Foz do Iguaçu, Rogério Antônio Lopes. (Foto: Sesp)