Você quer passar no tão sonhado vestibular?
Elis Gislaine Marques Sbardelotto
Passar no vestibular de Medicina não é tarefa fácil. Muitos jovens sonham com essa profissão, que é cada vez mais almejada, e passar no vestibular ainda é a única maneira de ingressar não só nesse curso, como em qualquer outro.
A primeira coisa que o candidato precisa saber é que ele tem que ter ou desenvolver o perfil para tanto, o que significa ter as características de quem é aprovado, o que implica em abrir mão temporariamente de várias coisas para alcançar.
Além de ter a rotina de um bom cursinho e muitas horas de estudo bem planejadas, o candidato precisa ter o apoio dos familiares, saber lidar com frustrações, ansiedade, medo, cobranças, desenvolver confiança, melhorar a autoestima e ter comprometimento com seus objetivos, além de muita resiliência.
O foco desse artigo é Medicina, mas os candidatos de todos os cursos precisam ter a compreensão de que o processo do vestibular não exige deles só o conhecimento acumulado ao longo de anos de estudos, mas também um bom estado psíquico para enfrentá-lo.
Por isso, é importante que o candidato que sentir essa necessidade busque ajuda psicológica nesse período para que possa desenvolver o perfil exigido e passar por esse processo sem que adoeça.
“O estudo para o vestibular deve estar conforme o ensinamento de Gandhi: viva esse ano como se fosse o último, mas aprenda como se fosse viver para sempre"- Félix Tuyama. (Foto: Unioeste)
Elis Gislaine Marques Sbardelotto é especialista em Psicologia Familiar Sistêmica e Orientação Vocacional e perita Avaliadora de Trânsito - CRP-08/13639 - Contato 45 999128788