Pais e alunos poderão consultar os boletins em totens do Detran
Pais e estudantes da rede estadual de ensino poderão consultar e imprimir boletins escolares e declaração de matrículas, além de atualizar informações pessoais, nos 282 totens de autoatendimento do Detran existentes em 172 municípios do Paraná.
Anunciada pelo Governo do Estado nesta quinta-feira, a medida é resultado da parceria entre a Secretaria de Estado da Educação e o Detran e já estará disponível neste segundo semestre.
De acordo com o diretor-presidente do Detran, Marcelo Alvarenga Panizzi, os documentos também apontarão a frequência dos alunos. "Muitas vezes, os pais não têm tempo de se deslocar até os colégios. A rede de terminais de autoatendimento facilita o acompanhamento dos responsáveis sobre a vida escolar dos estudantes", disse.
COMO CONSULTAR
Para consultar os serviços e informações, os pais e responsáveis devem acessar os totens com os números do CPF e do telefone celular. Os estudantes devem acessar a ferramenta com o CPF e o número do Cadastro Geral de Matrícula. Após inserir as informações pessoais o solicitante receberá um código por SMS no celular cadastrado para consultar os serviços.
Os totens de autoatendimento do Detran já oferecem serviços como solicitação de uma segunda via ou da via definitiva da Carteira Nacional de Habilitação (CNH), Permissão Internacional para Dirigir, agendamentos e resultados de exames, entre outros.
DESPACHANTES
Na mesma solenidade também foram lançados novos processos digitais de documentos veiculares, com certificação, para os despachantes de trânsito do Paraná.
A emissão de documentos de veículos por despachantes será digitalizada e certificada pelo Detran, aumentando assim a segurança do procedimento, diminuindo a necessidade de envio de documentos físicos para armazenamento e agilizando a entrega da documentação para os proprietários de veículos.
"O despachante fica responsável por reunir, digitalizar e enviar a documentação ao Detran. Isso desburocratiza o processo e dá agilidade ao serviço prestado", explicou o diretor-geral do Detran, Marcello Alvarenga Panizzi. (Foto: ANPR)