Cascavel espera vacinar de 25 a 26 mil crianças contra Covid
Os dados são estimativos, o que significa que carecem de precisão, mas não devem escapar da faixa dos 25 a 26 mil as crianças com idade entre 5 e 11 anos que moram em Cascavel e precisam tomar a vacina contra a Covid-19.
“Esperamos imunizar todas elas”, disse ao Alerta Paraná o secretário da Saúde, Miroslau Bailak, na manhã desta sexta-feira (14), data da chegada das primeiras 60 mil doses destinadas a o Paraná - que foi adiada pelo Ministério da Saúde para o início da tarde. Ele estimou que Cascavel deverá receber em torno de mil dessas doses, mas não soube precisar exatamente quando.
“A Secretaria de Estado da Saúde precisa fazer a divisão e depois a distribuição, o que esperamos que aconteça ainda neste fim de semana”, explicou ele, dando a entender que provavelmente a vacinação na cidade será iniciada apenas na próxima terça-feira (18). “Provavelmente não na segunda, porque precisamos fazer antes a definição da programação e o chamamento das crianças”, ressaltou.
Miroslau também confirmou que a vacinação desse público se dará dentro da mesma sistemática utilizada para adolescentes e adultos. “Vacinaremos primeiro as crianças com comorbidades, que ainda não sabemos exatamente quantas são, e depois começaremos a chamar as crianças com 11, 10, 9 anos e assim sucessivamente, até chegarmos aos 5 anos”, arrematou.
Nesta sexta estão sendo aplicadas na maioria das unidades de saúde de Cascavel, das 8h às 16h, primeira, segunda e terceira doses, como tem ocorrido habitualmente. No caso da terceira dose, ela é para pessoas que tomaram a segunda até dia 14 de setembro. A vacina só não está disponível nas unidades do Santa Cruz, Nova Cidade e Floresta, que vêm funcionando até as 22h especificamente para atender pessoas com problemas respiratórios.
EXPLOSÃO DE CASOS
Os números de óbitos e de internamentos têm crescido muito pouco, mas o de novas confirmações de casos de Covid vem tendo uma verdadeira explosão na cidade e no Estado. Em Cascavel, o número de confirmações apresentado no boletim de hoje (14) foi de 256, o que elevou os casos positivos para 692, mas os internados em leitos de UTI eram apenas 13 e em leitos de enfermaria, apenas 20.
No Paraná como um tudo, nos primeiros 13 dias de janeiro o número de diagnósticos positivos totalizou mais de 69 mil, superando em 62% os pouco mais de 42 mil acumulados nos dois últimos meses de 2021. Só os dois mais recentes boletins da Sesa (Secretaria de Estado da Saúde) trouxeram mais de 24 mil novos casos. (Foto: Sesa)