Números da Covid voltam a gerar grande preocupação
Em Cascavel, como em todo estado do Paraná, a Covid-19 voltou a registrar números preocupantes e que podem levar à reativação em cadeia de medidas que foram suspensas após a pandemia chegar no seu ápice.
Nas últimas 24 horas nada menos que 112 cascavelenses testaram positivo, número que não se via há bastante tempo. Com isso, o número de casos ativos na cidade saltou de 5 para 164 de uma semana para cá. Já os internados em leitos de UTI subiu para 12. Por conta disso, o secretário municipal de Saúde, Miroslau Bailak, fez um apelo para que a população reforce os cuidados recomendados para evitar a propagação do coronavírus.
Mas o quadro não é diferente em outras cidades do Estado, como é o caso de Foz do Iguaçu, onde o boletim desta sexta-feira (7) trouxe 254 novas confirmações envolvendo pessoas de todas as cidades, inclusive uma criança de apenas 1 ano.
Já no Paraná todo, onde o boletim de ontem trouxe 4.253 novos casos confirmados em 24 horas,os novos números voltaram a acender o sinal de alerta e motivaram uma reunião emergencial para debater estratégias de enfrentamento da pandemia, que desta feita também está associada a um grande surto de gripe. A reunião teve a participação do secretário Beto Preto (foto) e aconteceu depois de o governador Ratinho Junior e o presidente da Assembleia, Ademar Traiano, testarem positivo. O Estado também confirmou os primeiros três casos de infecção simultânea de Covid-19 e H3N2, em Curitiba, Pinhais e Toledo.
Devido ao agravamento da situação, o TCE-PR (Tribunal de Contas do Paraná) voltou nesta sexta a proibir o acesso às suas dependências até dia 31 de janeiro. Nesse período, servidores e desembargadores exercerão suas atividades de forma remota. Já as universidades estaduais divulgaram hoje o calendário de retomada das aulas presenciais (a Unioeste escolheu o próximo dia 24), mas o cumprimento dessa programação pode virar uma incógnita. (Foto: Sesa)