Paraná projeta vacinação de quase 1,1 milhão de crianças
Com base nas estimativas populacionais do IBGE, são 1.075.294 as crianças paranaenses com idade entre 5 e 11 anos que devem ser vacinadas contra a Covid-19. O número está previsto na Nota Técnica nº 2/2022, publicada na quarta-feira (5) pelo Ministério da Saúde.
O Estado aguarda agora o recebimento dos imunizantes para dar início à vacinação desse público, para o qual o Ministério da Saúde receberá 3,7 milhões de doses ainda em janeiro, de um total de 20 milhões que serão adquiridos neste semestre.
“O Paraná deve receber cerca de 185 mil doses nessa primeira remessa e vamos fazer a vacinação acontecer, da mesma forma que fizemos ao longo do ano passado”, afirmou o secretário Beto Preto. “É importante que as pessoas deixem de lado as informações falsas que circulam e vacinem seus filhos”, reforçou.
Segundo a Nota Técnica, a vacinação das crianças vai atender diretrizes semelhantes às dos adultos. Será iniciada por crianças com comorbidades e deficiência permanente, seguidas de indígenas e quilombolas, as que vivem em lares com pessoas com alto risco para evolução grave de Covid-19 e, então, em ordem decrescente de idade: iniciando pelos 11 anos até chegar aos 5 anos.
O Ministério também descartou a exigência de receita médica para a vacinação das crianças, acatando o que foi definido na Audiência Pública sobre o tema. Os pais ou responsáveis devem estar presentes e concordarem com a aplicação. Em caso de ausência, a vacinação deverá ser autorizada por um termo de assentimento por escrito.
MAIS DOSES
E nesta sexta-feira (7) o Ministério da Saúde envia mais 567.450 doses da vacina Pfizer/BioNTech ao Paraná. Esse montante, no entanto, é exclusivamente para a população acima de 18 anos. (Foto: Pixabay)