Sabores do Paraná mostram ao mundo a gastronomia do Estado
Tendo como ingrediente principal carne cozida até desmanchar e com mais de 200 anos de tradição, o barreado é reconhecido oficialmente como o mais paranaense dos pratos litorâneos. Criada pela Assembleia Legislativa do Paraná, a Lei 16.054 de 2009 o oficializa como prato típico do Estado.
Mas engana-se quem pensa que apenas o Litoral é agraciado com títulos que atestam a qualidade da culinária paranaense. Festa do Costelão realizada pelo Seminário São José de Cascavel é reconhecida como a maior do gênero no mundo.
Ainda na região Oeste têm, dentre tantos outros eventos do gênero, a Festa do Porto no Rolete e a Festa do Boi no Rolete, com as quais as cidades de Toledo e Marechal Cândido Rondon fizeram fama igualmente mundial.
E o Estado oferece ainda inúmeras outras opções tradicionais a quem se interessa por pratos bem elaborados e muito saborosos. Em Campo Mourão, por exemplo, tem a Festa Nacional do Carneiro no Buraco, e em Inácio Martins, a Festa do Pinhão.
Estes cinco verdadeiros acontecimentos são apenas uma pequena amostra das riquezas da culinária paranaense, com sabores de produtos que nasceram aqui ou foram trazidos de culturas distantes. Tudo incorporado ao nosso jeito, do modo como os paranaenses construíram a sua história e com o sabor da nossa terra. (Foto: Reprodução Youtube)