Brasil projeta safra recorde mesmo com estiagem no Sul
Especialmente na região Sul, a safra deste ano já está seriamente comprometida pela longa estiagem, inclusive com muitas lavouras sendo tombadas pelos produtores para aproveitamento da palha como adubo, mas mesmo assim o Brasil deve colher neste ano uma safra recorde de grãos, podendo chegar a 291 milhões de toneladas.
“São vários aspectos que contribuíram para que o produtor rural produzisse cada vez mais. Temos aí a expectativa e a estimativa de uma safra recorde, não só com aumento de área, mas também com aumento da produção, da produtividade. Essa é uma estimativa boa”, disse a ministra da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Tereza Cristina, ao falar sobre essa projeção.
PARANÁ
No caso específico do Paraná, onde não chove de forma significativa há dois meses, há uma semana as perdas já eram estimadas pelo Deral (Departamento de Economia Rural) em 13% na cultura do milho, 12% na soja e 10% no feijão.
A região Oeste, onde os agricultores costumam plantar mais cedo do que no restante do Estado, era a mais afetada pelas perdas até aquele momento, com queda de 32% na estimativa de produção. Um novo levantamento deve ser divulgado amanhã, já trazendo perdas mais severas porque ainda não voltou a chover. (Foto: Arquivo AGBR)