Celeridade e transparência são marcas inovadoras da 2ª ponte
No Brasil, infelizmente, as grandes obras públicas há muito viraram sinônimo de lentidão e falta de clareza, o que quase invariavelmente redunda em desperdício de dinheiro do contribuinte. Prova disso são os 12 estádios para a Copa do Mundo no Brasil, que, segundo o TCU (Tribunal de Contas da União), estavam orçados em R$ 5,6 bilhões e acabaram custando R$ 8,44 bilhões.
Mas não é isso que acontece com a 2ª ponte entre Brasil e Paraguai, batizada de Ponte da Integração. Com uma celeridade poucas vezes vistas em projetos desse tipo, as obras já atingiram 74,5% de execução, com um investimento de R$ 174 milhões em recursos da Itaipu Binacional.
Um detalhe importante, neste caso, é que todo o andamento é detalhado mensalmente em informativo digital, disponível no portal do DER/PR e também enviado por e-mail para quem se inscrever nesta página.
Com a conclusão dos mastros principais em ambos os lados, os trabalhos agora estão concentrados no posicionamento das aduelas metálicas, das lajes pré-moldadas e na concretagem das mesmas para compor o tabuleiro da ponte, e no tensionamento dos estais no vão central e dos estais de retaguarda. Em ambos OS canteiros também está em andamento a pré-montagem das aduelas metálicas, que serão posicionadas em breve.
A ponte terá 760 metros de comprimento e um vão-livre de 470 metros - o maior da América Latina. Serão duas pistas simples com 3,6 metros de largura, acostamento de três metros e calçada de 1,7 metro nas laterais. (Foto: DER-PR)