Os doentes podem esperar
Já era sabido que muitos pacientes procuram a rede pública de saúde por problemas que podem ser solucionados em casa mesmo, com um simples chá receitado pela vovó, e que outros o fazem por má-fé mesmo, em busca de uma justificativa para faltar ao trabalho. O que não se sabia é que isso ocorria em proporção tamanha como a que ficou constatada nas últimas semanas em Cascavel, cujas unidades de saúde permaneceram praticamente desertas nos horários de jogos do Brasil na Rússia. Por conta disso, e para não gastar dinheiro público em horas extras desnecessárias, o prefeito Leonaldo Paranhos determinou que nesta sexta-feira, quando nossa seleção decidirá uma vaga na fase semifinal da Copa, o expediente nessas unidades será limitado ao período das 8 às 14 horas. De quebra, os doentes por iniciativa própria poderão curtir sua febre pelo futebol em um telão que será instalado em frente à Catedral Nossa Senhora Aparecida. E que Deus os ajude, pois a seleção belga é osso duro de roer.
Quem vem aí
Atendendo a requerimento assinado por 12 vereadores, o presidente Gugu Bueno marcou para o próximo dia 17 a eleição da nova mesa diretiva da Câmara de Cascavel, que só tomará posse em 1º de janeiro de 2019. A antecedência está respaldada no Regimento Interno da Casa.
Favoritismo
Apesar de a presidência ser o cargo mais ambicionado, rumores dão conta que esta eleição já tem um favorito: Alécio Espínola, atual líder do governo. De concreto, no entanto, apenas que Gugu Sebastião Madril, Olavo Santos e Misael Júnior não deverão colocar seus nomes à disposição já que são pré-candidatos a deputado.
Novo vice
Antes da nova Mesa, os vereadores terão de escolher o vice-presidente da atual em substituição a Romulo Quintino, que agora está na administração municipal. A eleição ocorrerá na próxima segunda-feira e há pelo menos cinco pretendentes.
Missão oficial
Doze homens da 15ª Brigada de Infantaria Motorizada, que tem sede em Cascavel, foram integrados ao contingente do Comando Militar do Sul na missão de apoio humanitário aos imigrantes venezuelanos que abandonaram seu país por conta da crise econômica e política. Eles vão atuar na cidade de Paracaima, em Roraima.
Revolução
A Itaipu Binacional está fazendo revolucionando a infraestrutura e o desenvolvimento econômico e social do Oeste paranaense, segundo Fernando Giacobo. "Não é de hoje que a empresa vem desempenhando este importante papel, que agora será ampliado com um novo investimento de R$ 134 milhões em 54 municípios da região", destacou o parlamentar
Desencanto
O site Diário do Poder peneirou as pesquisas realizadas no primeiro semestre e concluiu que 64,5% dos eleitores não se sentem representados por qualquer um dos 28 pré-candidatos a presidente já lançados. Isto porque 39,5% ainda esperam por um novo nome para definir seu voto e outros 25% estão decididos a anular o voto.
* Pílulas
* Virou moda essa história de usar bonecos com uniformes de times de futebol para cobrar a recuperação da malha viária em Cascavel. * Nesta quarta-feira um boneco com a camisa do Grêmio amanheceu em um buraco na Rua Natal. * Acompanhado dos secretários Hudson Moreschi Júnior e Romulo Quintino, o prefeito Leonaldo Paranhos vistoriou hoje obras em execução nos bairros Cascavel Velho e Interlagos. * No primeiro está sendo construído um Centro de Convivência Intergerencial e no segundo um Centro de Referência da Assistência Social. * Uma audiência pública hoje, às 19h, na Câmara, vai debater o funcionamento dos semáforos de Cascavel entre meia-noite e seis da manhã. * Leitora do Alerta Paraná reclamou que há três meses vai duas vezes por semana ao posto do Bairro Claudete para refazer o cartão SUS da sobra e até agora não conseguiu. * O senador Roberto Requião usou as redes sociais para mandar de Montevidéu o seguinte recado: "Não sou homem de cultivar dúvidas, sou candidato a senador". * O presidente Rodrigo Maia autorizou a abertura de licitação para troca dos tapetes da Câmara dos Deputados a um custo de R$ 1,5 milhão. * Dizendo ter recebido "algumas propostas a cargos políticos", o coronel Washington Lee Abe se desincompatibilizou hoje do 5º Comando Regional da PM.