Cascavel lança novo mutirão de combate ao mosquito da dengue
O Programa de Controle de Endemias da Secretaria de Saúde de Cascavel está desenvolvendo nesta semana o 3º ciclo do LirAa (Levantamento Rápido do Índice de Infestação do Aedes aegypti) do ano.
Somente no primeiro dia, ontem, foram vistoriados 1.799 dos 4.350 imóveis que deverão receber a visita dos agentes de endemias até quinta-feira, e o resultado deverá ser divulgado na sexta.
O número de imóveis a serem inspecionados nesta ação, que apresenta de maneira rápida e segura os índices de infestação larvários do mosquito, é determinado com base na densidade populacional, por meio de sorteio de quarteirões de todos os bairros da cidade.
Durante a realização do levantamento larvas são recolhidas para, além de quantificar as amostras, identificar o tipo de criadouro e a prevalência deles em cada estrato.
"Mesmo os imóveis que já foram visitados recentemente estão sendo inspecionados, por isso precisamos contar com a colaboração da população em receber os agentes de Controle de Endemias para as vistorias", explica a diretora do Departamento de Vigilância em Saúde, Beatriz Tambosi.
De acordo com ela, a coleta é fundamental para que se possa atualizar o índice de infestação por Aedes no Município. A partir dos dados levantados são programadas as ações para combater a proliferação do mosquito. (Foto: Secom)