Já parou para observar o que mais te deixa estressado (a)?
Elis Gislaine Marques Sbardelotto
Prestando atenção, você vai poder ter mais controle e administrar as situações que fazem com que se descontrole emocionalmente.
Algumas situações estressantes muito comuns:
Fila de banco, mercado, atendimento médico etc...
Trânsito lento
Vizinhos barulhentos
Quando ao alguém te contraria
Não saber perder
Não conseguir atingir algum objetivo etc...
Ao avaliar como esses e outros fenômenos são percebidos e interpretados você passa a ter mais controle sobre eles. Você passa a empreender esforços cognitivos e comportamentais para administrar a situação, reduzindo, minimizando ou tolerando as demandas internas ou externas que surgem da sua interação com o ambiente.
Observar essas demandas vai te ajudar a ampliar o número de estratégias de enfrentamento e, com isso, você passará a ter mais domínio ao lidar com essas situações de forma coerente, pois passará a ter respostas positivas para diversas situações estressantes.
"Embora preferíssemos acreditar que é o intelecto que nos guia, são nossas emoções - as sensações que vinculamos aos pensamentos - que realmente nos guiam"- Anthony Robbins.
Elis Gislaine Marques Sbardelotto é especialista em Psicologia Familiar Sistêmica e perita Avaliadora de Trânsito - CRP-08/13639 - Contato 45 999128788