Indecisos nas alturas
O desconhecido instituto Arbeit Intelligence, surgido de uma espécie de cisão da Alvarada de Londrina, trouxe nesta terça-feira novos números sobre a eleição no Paraná. Publicado pelo Jornal do Ônibus, de Curitiba, o levantamento foi realizado de 24 a 28 de junho com 1,5 mil eleitores, tem margem de erro de 2,5 pontos percentuais e está registrado no TSE sob o número PR-06675/2018. Na consulta estimulada para o Governo do Estado, Ratinho Júnior lidera com 28,44%, seguido de Osmar Dias com 24,33%, Cida Borghetti com 12,53%, Dr. Rosinha com 2,2% e Jorge Bernardi com 0,93%. Os indecisos somam 12,6% e brancos e nulos, 7,2%. Já na espontânea Ratinho tem 4,2%, Osmar 3,4%, Cida 2,3%, Rosinha e Bernardi com 0,13% cada. Também foram citados Roberto Requião (1,33%), Alvaro Dias (1,2%), Beto Richa (1,33%), Alex Canziani (0,32%), Delegado Francischini (0,32%) e Flávio Arns (0,2%). Os indecisos, neste caso, somam expressivos 80,87%, o que significa que oito de cada dez paranaenses ainda não têm candidato definido a governador.
Rejeição
Entre os pré-candidatos a governador, Dr. Rosinha é o mais rejeitado com 18,29%, seguido de Cida Borghetti com 17,16%, Ratinho Júnior com 9,37%, Osmar Dias com 8,55% e Jorge Bernardi com 6,41%.
Senado
Roberto Requião (25,67%) e Beto Richa (17,2%) lideram a preferência dos paranaenses na corrida para o Senado. Eles são seguidos por Alex Canziani (7,4%), Flávio Arns (6,6%), Delegado Francischini (5%) e Professor Oriovisto (0,93%).
Interesse
O instituto Arbeit Intelligence também mediu o interesse dos paranaenses no pleito de outubro próximo e os números foram os seguintes: 72,87% pretendem votar, 21,53% desconversaram os pesquisadores e 5,6% responderam que não vão votar de jeito nenhum. Só 31% se disseram realmente interessados na eleição, 48,8% se disseram pouco interessados e 18,8% indiferentes.
Sob suspeita
A divulgação dos números do instituto Arbeit Intelligence foi a senha que faltava para o Delegado Francischini botar a bota no trombone. Ele reagiu dizendo que ainda hoje irá "representar criminalmente contra todos os institutos usados para fraudar as eleições de outubro e seus contratantes".
Mais um prefeito...
Já passava das 22 horas quando a Câmara de Itaipulândia aprovou, ontem, por 6 votos a 3, a abertura de uma investigação que poderá levar à cassação do prefeito Edinei Gasparini, acusado de irregularidades na construção de asfalto e na contratação de uma empresa que estava impedida de prestar serviços ao Município.
...na corda bamba
Definida por sorteio, a Comissão Processante é integrada pelos vereadores Vilson Nei Serena (presidente), Carla Eliane Mohr e Lindolfo Martins Rui, para azar do prefeito todos integrantes da bancada de oposição. A conclusão terá que ser apresentada num prazo de 90 dias. Vale lembrar que há menos de um mês o prefeito Airton Copatti teve o mandato cassado pela Câmara de Santa Helena.
Tudo certo
O TCE-PR aprovou por unanimidade as contas de 2017 da Câmara de Toledo. "Não é uma surpresa, é aquilo que a gente aguardava, pois sempre se buscou tomar decisões sem nunca ultrapassar a realidade do que podemos fazer", comemorou o presidente Renato Reimann.
Aeroporto
A governadora Cida Borghetti retornará a Cascavel nesta quinta-feira para, às 19h, na Prefeitura, assinar o decreto declarando de utilidade pública para efeito de desapropriação a área destinada ao Aeroporto Regional. Será um passo importante, sem dúvida, mas que de nada adiantará se outros não forem dados em seguida.
Mais um PM
Depois de Sebastião Madril, um dos destaques da legislatura atual, mais um policial militar vai fazer parte da Câmara de Cascavel. Segundo suplente do PSL com 1.124 votos, Jéferson Cordeiro dos Santos vai assumir às 9h de amanhã em substituição a Rômulo Quintino, empossado hoje como novo secretário do Meio Ambiente. A vez seria de Nei Haveroth, mas este decidiu ficar no comando da Cohavel a pedido do prefeito Leonaldo Paranhos.
Nova eleição
A ida de Romulo Quintino para a administração municipal vai forçar a realização de uma eleição extemporânea na Câmara, já definida para a sessão da próxima segunda-feira. Ela é uma exigência do Regimento Interno para a escolha do novo vice-presidente.
* Pílulas
* A Câmara de Cascavel terá novas regras a partir da revisão do novo Regimento Interno, encabeçada pelo diretor legislativo Mario Galavoti. * A readequação foi necessária porque o texto vigente é ainda de 1975, quando a Casa era bem mais enxuta. * A convite do vereador Paulo Porto, o senador Roberto Requião estará nesta sexta-feira à noite na Câmara de Cascavel. * O que se diz é que ele falará sobre "soberania popular e a atual conjuntura política". Em outras palavras, comício. * Moradores do conjunto Paulo Godoy usaram um boneco para sinalizar um buraco existente há algum tempo na Rua Krahos. * E para tornar o protesto ainda mais bem humorado, vestiram o boneco com uma camisa velha do Corinthians. * O juiz Marcelo Bretas condenou hoje o empresário Eike Batista a 30 anos de prisão e ao pagamento de uma multa de R$ 53 milhões. * Já dá para imaginar o que farão os nobres ministros do STF quando o caso chegar à Suprema Corte, não dá?