Cascavel garante empréstimo milionário com receita do FPM
As cotas de Cascavel no FPM (Fundo de Participação dos Municípios) serão utilizadas como garantia de pagamento do empréstimo de R$ 80 milhões junto à Caixa Econômica Federal, aprovado em primeira votação na sessão de hoje (22) e que deverá ser confirmado na sessão de amanhã (23).
De acordo com o projeto do Executivo, o dinheiro virá do Finisa (Programa de Financiamento à Infraestrutura e ao Saneamento) e será empregado em ações nas áreas de infraestrutura, urbanismo, equipamentos públicos e aquisições de equipamentos ou máquinas.
De acordo com a justificativa, o empréstimo se justifica pela necessidade de manutenção da malha viária, tanto urbana quanto rural, e ampliação dos espaços públicos como parques, praças e calçadões. Em relação ao investimento em equipamentos públicos, ele se refere às áreas de educação, saúde, lazer, habitação e apoio social e deve acompanhar as necessidades do Município diante do crescimento populacional. Já a modernização de equipamentos, máquinas, veículos e mobiliários é necessária uma vez que seu uso contínuo acaba gerando um maior desgaste e, consequentemente, maior gasto com manutenção.
“A autorização aprovada hoje e o empréstimo aprovado em outubro junto à Agência Fomento Paraná serão utilizados pela prefeitura conforme a conveniência, procurando garantir as melhores condições de pagamento e menor juro em cada uma das opções de financiamento”, explicou o vereador Pedro Sampaio, líder de governo na Câmara. (Foto: Secom/PMC)