Autoestima: como está a sua?
Elis Gislaine Marques Sbardelotto
Para a psicologia, a autoestima é a avaliação subjetiva que cada um faz de si, das suas características emocionais e comportamentais.
A autoestima é um sentimento desenvolvido desde a infância e vai se formando na medida em que os pais ou cuidadores dão atenção e valorizam as conquistas da criança, demonstrando que ela é importante, que ela tem capacidade.
Podemos interferir positivamente ou negativamente na formação da autoestima. Se tratarmos a criança reconhecendo seu valor e potencialidades, ela com certeza se tornará uma pessoa adulta mais segura e criativa. Mas, se tratamos a criança sempre com criticas, se não reconhecermos seu valor e suas potencialidades, é provável que essa criança se tornará um adulto com baixa autoestima.
Como está a sua autoestima?
Você se sente seguro?
Se sente capaz e confiante?
Importante?
Tem capacidade de dizer não?
Tem capacidade de ver pontos fortes e fracos em geral e aceitá-los?
Capacidade de expressar suas necessidades?
Consegue lidar com experiências negativas?
Dicas para melhorar sua autoestima:
- Desenvolver capacidade de visualização do que você quer ou não;
- Acreditar em você, pensar de forma otimista, imaginar algo que gostaria de fazer, se desafiar e colocar em prática. Tem que excluir qualquer pensamento negativo que possa dar fim às suas metas;
- Manter postura ereta. Isso quer dizer que você não deve ficar olhando só para o chão, porque se fizer assim vai enxergar só o chão mesmo. Você precisa olhar para frente, porque só assim vai enxergar bem além, vai enxergar novos horizontes.
¨Ignores, supere, esqueça. Mas jamais pense em desistir de você por causa de alguém"- Clarice Lispector.
Elis Gislaine Marques Sbardelotto é especialista em Psicologia Familiar Sistêmica e perita Avaliadora de Trânsito - CRP-08/13639 - Contato 45 999128788