Bélgica é freguesa do Brasil, que perdeu apenas uma vez
Classificada para as quartas de final da Copa do Mundo pela sétima vez consecutiva, a seleção brasileira terá pela frente, na sexta-feira a Bélgica, pela qual foi derrotada apenas uma vez em quatro partidas.
As duas seleções se enfrentaram em apenas uma partida oficial, e logo em um Mundial. Na campanha do pentacampeonato de 2002, o Brasil teve um duro jogo contra os "Diabos Vermelhos" nas oitavas de final e venceu por 2 a 0, gosl de Rivaldo e Romário.
Os outros três jogos entre as duas seleções foram amistosos. O primeiro aconteceu em 1963, em Bruxelas, e a Bélgica goleou o Brasil por 5 a 1, com três gols de Jacques Stockman. Quarentinha fez o de honra da então bicampeã do mundo.
O troco veio dois anos depois, no Maracanã, onde a equipe brasileira fez 5 a 0 com um show de Pelé, que também marcou três vezes - Flávio Minuano e Rinaldo completaram o placar.
A terceira partida ocorreu em outubro de 1988 na Antuérpia, onde o Brasil contou com dois gols de Geovani, ídolo do Vasco, para abrir 2 a 0. Leo Clijsters descontou para os belgas e sacramentou o placar de 2 a 1.
TRADIÇÃO
Mas a Bélgica é um time com um histórico respeitável, pois está entre as oito melhores do mundo pela terceira vez na história, a segunda seguida. Disputou a semifinal em 1986, quando foi eliminada pela Argentina por 2 a 0, e depois viria a ficar com o quarto lugar ao perder para a França. Passados 28 anos os belgas chegaram novamente às quartas de final, mas foram derrotados novamente pelos argentinos.