Pioneiros celebram aniversário da cidade compartilhando memórias
No dia em que Cascavel comemora 70 anos, pioneiros que ajudaram a fazer da cidade uma das melhores do Brasil foram homenageados com um almoço especial, que se repete há 27 anos e desta feita reuniu no Tuiuti Esporte Clube quase 600 pessoas aqui chegadas até o ano de 1960, além de convidados. Ponto alto da programação, o encontro foi animado pela Banda Sinfônica Connection Cascavel.
“São sete décadas de trabalho de pessoas que enfrentaram tantas dificuldades, que desbravaram, que fincaram aqui a bandeira da independência e hoje somos essa expressão de referência para o Brasil”, afirmou na ocasião o prefeito Leonaldo Paranhos.
O secretário de Cultura e Esportes, Luiz Ernesto Meyer Pereira, destacou a importância do evento. “É uma iniciativa muito importante para valorizar, reconhecer e lembrar daqueles que contribuíram nesses 70 anos com o desenvolvimento social, econômico e cultural do nosso Município”, afirmou.
PIONEIROS COM A PALAVRA
Com exatos 100 anos de idade, 65 dos quais vividos em Cascavel, dona Nilza Gavazzoni Porfirio viu a cidade surgir e se exandir. Miguel Porfírio chegou há exatos 60 anos, no dia em que a cidade comemorava uma década de existência. “Aqui que eu fiz minha vida, aqui eu casei e tive meus filhos. Tive a oportunidade de sair e ir embora, mas preferi ficar em Cascavel por causa do povo que é muito amigo e acolhedor. Prefiro ficar aqui até o fim da minha vida”, recordou ele.
Marlene Sartori disse que gosta do tradicional almoço para reencontrar os amigos. “É maravilhoso, é uma confraternização que a gente participa todas as vezes”, afirmou. Erli Lucia Bartnik também não escondeu a emoção de estar participando de mais um almoço com os pioneiros. “Muito bom, encontro com todas as pessoas, uma homenagem a Cascavel e aos pioneiros. É um momento muito feliz”, declarou.
A programação do 70º aniversário continua neste domingo com o corte de um bolo de 70 quilos ao lado da Feira do Teatro, às 17h, e a abertura oficial dos festejos de Natal em frente à Catedral, às 20h. Mas as festividades irão ainda por vários dias, terminando com as inaugurações da nova sede do Cisop, no dia 30, e do Cmei do Bairro Santa Felicidade, no dia 1º de dezembro. (Foto: Secom/PMC)