Cidão quer prédios públicos com coleta de água da chuva
O vereador Cidão da Telepar apresentou indicação dirigida ao secretário municipal de Planejamento e Gestão, Edson Zorek, sugerindo que sejam realizados estudos para inserir nos projetos arquitetônicos para construção e/ou reforma dos prédios que abrigam os órgãos públicos municipais de Cascavel a instalação de sistema de captação da água de chuva.
“Há pouco se noticiava a crise hídrica vivenciada em todo o território nacional. O problema vem se agravando e várias são as ações adotadas no intuito de amenizar o problema e conscientizar toda a população”, justifica o vereador, ressaltando que sua proposição vai além de motivar nas pessoas a consciência ecológica e a necessidade de evitar o desperdício de recursos naturais, considerando que a água potável é um recurso finito.
Cidão cita o exemplo da Lei Municipal nº 7.305 de 2021, que prevê um desconto no IPTU de 2022 para os cascavelenses que comprovarem a diminuição no consumo de água e/ou energia elétrica em 2021. “Isso mostra que o Município está preocupado em implementar ações que visem a utilização racional da água".
Ele lembra que o sistema de coleta da água de chuva e seu armazenamento em cisternas é um recurso que já tem sido empregado em outras cidades, diminuindo o impacto das enxurradas nas galerias pluviais e suavizando o efeito das enchentes. "Agindo assim o poder público serviria de exemplo aos demais cidadãos, principalmente o empresariado, para que se sensibilize com uma medida prática e de baixo custo, tornando suas edificações ambientalmente responsáveis”, conclui Cidão. (Foto: Flávio Ulsenheimer)