HU faz três captações de órgãos para transplante em uma semana
O Hospital Universitário de Cascavel realizou em uma semana três capitações de órgãos para transplante. A primeira foi de um paciente com insuficiência respiratória aguda, que teve tiradas as córneas. As outras duas foram de dois pacientes com AVC, que tiveram tirados os rins.
De acordo com o diretor clínico do hospital, Sérgio Luiz Bader, o papel desenvolvido pela Comissão Intra Hospitalar para Doação de Órgãos e Tecidos para Transplantes é muito importante para conscientizar a população e orientar os familiares, que em um momento de dor autorizam a doação. "O trabalho é multiprofissional é muito bem desenvolvido pela comissão. Ficamos felizes pois a conscientização é importante e a cada dia mais a população tem compreendido que a doação vai salvar muitas vidas", disse.
A enfermeira Elaine Padilha, coordenadora da comissão, explicou como o processo aconteceu. "As famílias dos pacientes nos quais foi diagnosticada morte encefálica foram acompanhadas desde antes do diagnóstico, sendo esclarecidas sobre o andamento de todos os exames realizados e ao final foi oferecida a possibilidade de salvar vidas por meio da doação de órgãos", destacou. "O aceite foi imediato e, então, os órgãos foram captados, enviados para Curitiba e destinados aos receptores compatíveis".
RECONHECIMENTO
O Paraná alcançou o primeiro lugar no Brasil em doação de órgãos para transplante. Segundo dados da ABTO (Associação Brasileira de Transplante de Órgãos), o índice de doações no Estado atingiu 44,2% para cada milhão de pessoas entre janeiro e março de 2018.
Em solenidade de comemoração, em junho, no Palácio Iguaçu, o Hospital Universitário de Cascavel recebeu diversas certificações do Sistema Estadual de Transplantes do Paraná. (Foto: Divulgação)