Levantamento de custos de aves e suínos tem programação definida
Para auxiliar os produtores de aves e suínos a estarem sempre inteirados do resultado do seu trabalho, o Sistema Faep/Senar-PR promove, anualmente, o levantamento de custos de produção de aves e suínos. O objetivo é identificar os principais itens que compõem os custos de produção das duas cadeias produtivas.
Para levantar estes dados, a participação ativa dos criadores s é fundamental. Por meio de reuniões nas principais regiões produtoras do Paraná eles devem levar seus números para compor um quadro geral e detalhado da atividade. A metodologia utilizada para os cálculos foi desenvolvia pelo especialista em economia rural Ademir Francisco Girotto, com base em procedimento utilizado pela Embrapa e que conta com respaldo das agroindústrias.
Esse trabalho acontece por meio de duas rodadas de reuniões para o levantamento de dados no ano. Os primeiros encontros de 2021 ocorreram em maio e junho. E a segunda rodada acontece neste início de novembro (veja a programação abaixo). Por conta da pandemia do novo coronavírus, os encontros serão realizados de forma remota. Os participantes receberão um link e poderão entrar na reunião a partir do seu computador pessoal ou celular. Aqueles que tiverem dificuldade com este sistema podem ir até o sindicato rural local para participar.
AVES
Para o presidente da Comissão Técnica de Avicultura da Faep e presidente do Sindicato Rural de Cianorte, Diener Gonçalves, este levantamento é de suma importância para os avicultores, que, muitas vezes, são carentes de informações. “É um trabalho que vai ser muito útil nas horas de negociação com as indústrias, fornecendo argumentos e contra-argumentos para serem colocados na mesa”, observa.
Porém, para que os números levantados reflitam a realidade da cadeia produtiva, é necessário a participação efetiva dos produtores. “Nos últimos anos houve uma queda na participação dos avicultores no levantamento de custos. Mas acredito que é muito importante que participem para esse trabalho ficar ainda melhor”, avalia o dirigente.
SUÍNOS
Para o levantamento de custos da suinocultura, a segunda rodada de reuniões deste ano terá uma nova divisão, de modo a facilitar a coleta de informações. Ao invés dos encontros serem por regiões, como anteriormente, serão divididos por fase produtiva (crechário, produção de leitões, ciclo completo, etc.).
Para participar, o produtor rural, vendedor de insumos e implementos, técnicos e representantes da área têm disponibilidade de acessar a reunião de qualquer local, por meio de um link encaminhado para os sindicatos rurais. Os participantes também devem levar para as reuniões todas as informações mais detalhadas de seus gastos e receitas na propriedade, tais como: Contas de água e luz; custos com combustíveis (gasolina, diesel, carvão e lenha); valor recebido por animal da entrega dos lotes; custos com medicamentos; custos com alimentação (rações e suplementos); valor do pró-labore; e holerite de funcionários.
REUNIÕES DA AVICULTURA
• 08/11 às 9h - Cambará: Local de apoio no Sindicato Rural de Cambará;
• 08/11 às 14h - Castro: Local de apoio no Sindicato Rural de Castro;
• 09/11 às 9h - Chopinzinho: Local de apoio no Sindicato Rural de Chopinzinho;
• 09/11 às 14h - Cianorte: Local de apoio no Sindicato Rural de Cianorte;
•10/11 às 9h - Londrina: Local de apoio no Sindicato Rural de Londrina;
•10/11 às 14h - Dois Vizinhos: Local de apoio no Sindicato Rural de Dois Vizinhos;
•11/11 às 9h - Toledo: Local de apoio no Sindicato Rural de Toledo;
•11/11 às 14h - Paranavaí: Local de apoio no Sindicato Rural de Paranavaí;
•12/11 às 9h - Cascavel: Local de apoio no Sindicato Rural de Cascavel.
REUNIÕES DA SUINOCULTURA
• 03/11 às 14h - Fase UPD e UPL: Produtores de suínos da fase de UPD e UPL da região Oeste, Sudoeste e Campos Gerais.
• 04/11 às 9h - Fase Crechário: Produtores de suínos da fase de crechário da região Oeste, Sudoeste e Campos Gerais.
• 04/11 às 14h - Fase UPT/ crescimento e terminação: Produtores de suínos da fase de UPT/ crescimento e terminação da região Oeste, Sudoeste e Campos Gerais.
• 05/11 às 14h - Fase ciclo completo: Produtores de suínos da fase ciclo completo da região Oeste, Sudoeste e Campos Gerais. Siglas: UPD (Unidade Produtora de Leitões Desmamados); UPL (Unidade Produtora de Leitões); UPT (Unidade Produtora de Terminados).
(Foto: Sistema Faep)