A mudança é o combustível, sem ela nada acontece
Elis Gislaine Marques Sbardelotto
Você está disposto a mudar?
Ou você vai ficar preso na sua teimosia?
Queremos mudanças nas nossas vidas, que as coisas fiquem mais fáceis e melhores, mas quando falamos de mudança, recuamos.
Queremos sempre que o outro mude, porque o problema sempre é o outro e não o eu.
Sabia que não existe mágica?
Para que tudo se modifique temos que mudar por dentro, temos que mudar nosso modo de pensar, nosso modo de falar, de se expressar. Só então acontecerão as mudanças externas.
Geralmente sabemos quais são os problemas, de onde vieram e por que permanecem. Agora é a hora de estarmos dispostos a mudar.
Mas quando se fala em mudança, temos que lidar com um inimigo terrível, que é a teimosia. Esse mal instalado dentro de nós sobe à superfície e acaba sendo uma barreira muito forte a nos impedir de pensarmos de forma diferente.
Se você se dispuser a mudar realmente, você precisa estar disposto e ter humildade para conseguir.
Determinados pensamentos (que podemos chamar de camadas) devem ser removidos e substituídos por outros. Crenças que prejudicam nossas vidas e nossos relacionamentos têm que ser abandonadas de forma definitiva.
As crenças são criadas a partir da experiência individual. Elas têm origem hereditária, social, mas se tornam verdades pelas experiências.
Algumas crenças tóxicas:
Meus pais eram assim;
Eu aprendi assim;
Eu preciso provar meu valor;
O outro que tem que mudar;
Tudo precisa ser perfeito;
Tem que ser do meu jeito;
Os outros que mudem;
Prefiro morrer do que mudar, etc...
"Toda reforma interior e toda mudança para melhor dependem exclusivamente da aplicação do nosso próprio esforço"- Immanuel Kant.
Elis Gislaine Marques Sbardelotto é especialista em Psicologia Familiar Sistêmica e perita Avaliadora de Trânsito - CRP-08/13639 - Contato 45 999128788