Cascavel está na final nacional do prêmio Band Cidades Inteligentes
Cascavel, Cianorte e Quatro Pontes foram os municípios paranaenses que mais se destacaram no Prêmio Band Cidades Excelentes, promovido pelo Grupo Bandeirantes de Comunicação em parceria com o Instituto Aquila. A premiação, realizada pela primeira vez neste ano, reconhece e incentiva propostas de gestão pública em seis áreas e que procurem melhorar a qualidade de vida da população.
Em cada categoria foram premiados três municípios, divididos segundo seu tamanho: até 30 mil habitantes, 30 mil a 100 mil habitantes e acima de 100 mil habitantes. No total, foram 18 vencedores na etapa regional do prêmio. Os três municípios finalistas da categoria geral - Cascavel (Oeste), Cianorte (Noroeste) e Quatro Pontes (Oeste) - seguem para a etapa nacional, que ocorre em novembro em Brasília, com finalistas dos demais estados.
João Evaristo Debiasi, secretário estadual da Comunicação Social e da Cultura, destacou que o prêmio reconhece os esforços dos gestores bem-sucedidos. “Ninguém mora em um país ou estado. A gente mora na rua, no bairro, no município. É na cidade que a vida efetivamente acontece. É hora de brindar e celebrar os gestores que, dentro de um espírito de serviço público pelo bem comum, se dispõem a entregar o melhor que têm de si para a sociedade”, ressaltou. "Iniciativas como essa só vêm coroar a importância dos municípios, onde vivemos no nosso dia a dia", acrescentou.
AVALIAÇÃO
Para indicar os finalistas, o Instituto Aquila avalia todos os 5.570 municípios brasileiros com indicadores específicos em cada categoria. João Carlos Saad, presidente do Grupo Bandeirantes, explicou que esta primeira edição do prêmio é resultado de 13 anos de planejamento e aperfeiçoamento da metodologia utilizada pelo instituto.
“Buscamos fazer o Oscar da gestão pública, procurando premiar quem melhor cuidou do seu município sob vários ângulos. Para isso, tivemos que buscar dados em todos os municípios brasileiros, padronizando e parametrizando as informações para poder comparar um serviço feito em uma cidade pequena com aquele de uma cidade grande”, ressaltou.
Na categoria de infraestrutura, por exemplo, foram avaliados a oferta de serviços coletivos urbanos, o percentual de abastecimento de água e a frota de veículos por habitante. Na saúde, contam indicadores como cobertura estratégica de saúde da família, expectativa de vida e número de leitos e profissionais da saúde por habitantes. Já o desenvolvimento econômico leva em conta o PIB per capita, o índice GINI e a porcentagem da população economicamente ativa empregada, entre outros.
Na educação, entram critérios como analfabetismo, expectativa de anos de estudo e gastos em educação. Na eficiência fiscal, avaliam-se porcentagem de endividamento, autonomia fiscal, investimento per capita e índice de transparência. Já na geral, é levado em consideração uma média de todas as categorias.
VENCEDORES
No Paraná, além da categoria geral, foram premiadas Pato Bragado, Marechal Cândido Rondon, Pinhais, Nova Aurora, Medianeira, Apucarana, Jussara, Laranjeiras do Sul, Lobato, Maringá e Rolândia. Veja a seguir os vencedores e finalistas de cada categoria:
GERAL
Até 30 mil habitantes
Vencedor: Quatro Pontes
Finalistas: Entre Rios do Oeste e Mercedes
De 30 mil a 100 mil habitantes
Vencedor: Cianorte
Finalistas: Francisco Beltrão e Palotina
Mais de 100 mil habitantes
Vencedor: Cascavel
Finalistas: Apucarana e Toledo
EFICIÊNCIA FISCAL E TRANSPARÊNCIA
Até 30 mil habitantes
Vencedor: Pato Bragado
Finalistas: Entre Rios do Oeste e Ortigueira
De 30 a 100 mil habitantes
Vencedor: Marechal Cândido Rondon
Finalistas: Palotina e São Mateus do Sul
Mais de 100 mil habitantes
Vencedor: Pinhais
Finalistas: Cascavel e Toledo
EDUCAÇÃO
Até 30 mil habitantes
Vencedor: Nova Aurora
Finalistas: Bom Sucesso do Sul e Quatro Pontes
De 30 a 100 mil habitantes
Vencedor: Medianeira
Finalistas: Paranavaí e Rio Negro
Mais de 100 mil habitantes
Vencedor: Apucarana
Finalistas: Cascavel e Toledo
SAÚDE E BEM-ESTAR
Até 30 mil habitantes
Vencedor: Jussara
Finalistas: Boa Esperança do Iguaçu e Guairacá
De 30 a 100 mil habitantes
Vencedor: Laranjeiras do Sul
Finalistas: Francisco Beltrão e Rio Negro
Mais de 100 mil habitantes
Vencedor: Apucarana
Finalistas: Cascavel e Maringá
INFRAESTRUTURA E MOBILIDADE URBANA
Até 30 mil habitantes
Vencedor: Lobato
Finalistas: Cafelândia e Quatro Pontes
De 30 a 100 mil habitantes
Vencedor: Cianorte
Finalistas: Cornélio Procópio e Pato Branco
Mais de 100 mil habitantes
Vencedor: Maringá
Finalistas: Arapongas e Umuarama
DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO
Até 30 mil habitantes
Vencedor: Quatro Pontes
Finalistas: Flórida e Iguaraçu
De 30 a 100 mil habitantes
Vencedor: Rolândia
Finalistas: Dois Vizinhos e Francisco Beltrão
Mais de 100 mil habitantes
Vencedor: Maringá
Finalistas: Arapongas e Cambé
(Foto: Kraw Penas/SECC)