Situações estressoras e as estratégias de enfrentamento
Elis Gislaine Marques Sbardelotto
Você sabia que muitas vezes nossos pensamentos são traiçoeiros e limitadores? São pensamentos disfuncionais que acabam afetando nossas reações de enfrentamento, criatividade e, por fim, interferindo na nossa saúde mental.
Por isso precisamos desenvolver recursos de enfrentamento para conseguirmos lidar com demandas que se apresentam ou excedem os recursos com os quais uma pessoa pode contar.
Quando nos deparamos com problemas ou desafios, o ideal seria mantermos a calma (ou, como diz o dito popular, manter a cabeça fria). Essa seria uma forma de superar esses obstáculos com sucesso. Mas sabemos que isso não acontece com frequência, porque nem sempre possuímos recursos para agirmos de forma tão serena. E um recurso que nos permite fazer isso é o enfrentamento.
Na psicologia, o enfrentamento foi definido como um conjunto de estratégias cognitivas e comportamentais que a pessoa usa para gerenciar demandas internas ou externas que são percebidas como excessivas para os recursos do indivíduo (Lazarus e Folkman, 1984). Pode ser considerado como uma resposta adaptativa, de cada um, para reduzir o estresse que deriva de uma situação vista como difícil de enfrentar.
Algumas estratégias de enfrentamento que podemos aprender a desenvolver são:
- Manter o controle diante de uma situação estressante.
- Cuidar para não tornar a situação ainda pior.
- Analisar a situação por outras perspectivas.
- Se não conseguir da primeira vez atingir seu objetivo, entenda que pode fazer de novo até atingir seu intento.
- Não ter receio de pedir ajuda de pessoas confiáveis, como membros da família, amigos e profissionais de saúde.
O estado de bem-estar é, portanto, acessível através de um equilíbrio entre a nossa vontade e a possibilidade de agir de acordo com o contexto em que vivemos, fortalecendo assim os nossos recursos internos e aqueles disponíveis no nosso ambiente.
Elis Gislaine Marques Sbardelotto é especialista em Psicologia Familiar Sistêmica e perita Avaliadora de Trânsito - CRP-08/13639 - Contato 45 999128788