Cascavel ostenta título de campeão paranaense em uso de agrotóxicos
Segundo dados da Adapar (Agência de Defesa Agropecuária do Paraná), Cascavel possui um título do qual não deve se orgulhar. É o município campeão em uso de agrotóxicos no Estado - só em 2017 foram aplicadas quase duas mil toneladas. No mesmo período, em todo o Estado foram usadas mais de 92 mil toneladas de agrotóxicos, colocando o Paraná como vice-campeão nacional no uso de veneno. O Brasil, por sua vez, é o campeão mundial no uso, com mais de um milhão de toneladas por ano, de acordo com estudos da Abrasco (Associação Brasileira de Saúde Coletiva).
Por isso a Comissão de Ecologia, Meio Ambiente e Proteção aos Animais da Assembleia Legislativa do Paraná, presidida pelo deputado Rasca Rodrigues, escolheu Cascavel para, em parceria com a Areac (Associação Regional dos Engenheiros Agrônomos), realizar neste sábado uma audiência pública para discutir o tema.
Lideranças políticas, órgãos de fiscalização do Governo do Estado, profissionais da agronomia, produtores agrícolas e especialistas no tema participarão do debate, que acontecerá na sede da Areac, com início às 9 horas.
O objetivo principal do encontro é buscar soluções que levem à redução do uso dos agrotóxicos no estado. "A ideia não é apontar culpados, mas sim encontrar soluções e caminhos. Até porque todos nós sabemos que o uso excessivo de agrotóxicos é perigoso para a sociedade, perigoso para quem produz e para quem consume. Portanto, a solução está na conscientização do produtor, dos profissionais da agronomia e de quem fiscaliza", explica Rasca.
Já o presidente da Areac, engenheiro agrônomo Francisco Justo Jr., destaca que a audiência será um importante espaço para esclarecer publicamente as dificuldades dos profissionais e produtores. "Vamos colocar o ponto de vista dos profissionais e dos produtores, nossas dificuldades, e mostrar peculiaridades que levam ao uso desta quantidade de agrotóxicos", afirma.