Robô que trata animais é nova sensação nas granjas de suínos
Um robô que distribui ração na quantidade certa e nas horas recomendadas é a nova sensação em granjas de suínos na área de cobertura da Coopavel. O primeiro dos cooperados a investir na tecnologia e a perceber as vantagens e possibilidades que ela traz é João Paulo Alberton, criador estabelecido em Três Barras do Paraná.
O equipamento foi instalado há pouco tempo, mas a família de Alberton já sente a diferença. A tarefa de alimentar o plantel, de quatro a cinco vezes por dia, é uma das mais desafiadoras a quem está na atividade. Com o robô, além da potencialização de resultados, os produtores rurais ganham em qualidade de vida. “Sobra tempo para pensar em outras coisas, melhorando os resultados do negócio”, diz Alberton.
Em vez de ser o tratador, o criador se transforma no gestor da granja e isso traz avanços incríveis, observa Giovani Molin, da Roboagro, empresa de Caxias do Sul (RS) que desenvolveu o robô alimentador de suínos. “Ao mesmo tempo em que contribuímos para aliviar o fardo das famílias integradas à atividade, há potencialização dos indicadores, com ganhos à propriedade e à cadeia produtiva”, diz Giovani. O equipamento é motorizado e sua configuração permite a operação de forma autônoma.
O alimentador de suínos traz economia ao liberar a quantidade exata de comida aos animais. Para uma granja de mil suínos, a economia em um ano se aproxima dos R$ 100 mil. O robô é uma das ferramentas que introduzem a era 4.0 nas pocilgas, promovendo uma revolução na suinocultura. Ao mesmo tempo em que executa a tarefa, o equipamento conta com sensores e leitores que levam ao suinocultor informações atuais e precisas sobre a situação da granja.
Com os dados em mãos, o criador pode agir no menor sinal de anormalidade. Assim, de acordo com Giovani, ele inibe problemas maiores e neutraliza potenciais prejuízos. “As contramedidas para a solução e normalização do quadro são tomadas na hora. E tempo é fundamental para o êxito desse negócio". A Roboagro tem mais de 800 robôs colocados em várias regiões do Brasil, principalmente em granjas de integrados a cooperativas, agroindústrias e produtores independentes.
SHOW RURAL
A região Sul responde por mais de 66% da suinocultura no País. O Brasil é o quarto maior produtor e exportador de carne suína do mundo. O médico veterinário Gustavo Bernart, da área de fomento de suínos da Coopavel, informa que o robô alimentador de suínos vai ser apresentado de 7 a 11 de fevereiro de 2022, em Cascavel, no Oeste do Paraná, durante a 34ª edição do Show Rural Coopavel. (Foto: Divulgação)