Lar doa projeto para pavimentar ligação Ramilândia-Santa Helena
O Governo do Estado recebeu nesta quarta-feira (29) o anteprojeto de pavimentação da estrada que liga os municípios de Ramilândia e Santa Helena. A doação foi feita pela Cooperativa Agroindustrial Lar, com investimento de R$ 400 mil, e o projeto foi executado sob a chancela do DER-PR (Departamento de Estradas de Rodagem do Paraná).
O projeto prevê a pavimentação total de um trecho de 26 quilômetros de estradas rurais municipais em calçamento, cascalho, leito natural ou asfalto. Futuramente, a interligação será pavimentada com via simples e acostamento dos dois lados.
Além de conectar Ramilândia e Santa Helena, a rodovia também vai cortar os municípios de Missal e Diamante do Oeste, beneficiando a logística da região como um todo. A expectativa é começar a obra até o primeiro trimestre de 2022, e o prazo para sua conclusão é de dois anos.
O presidente da Lar, Irineo da Costa Rodrigues, ressaltou que a estrada vai impulsionar o desenvolvimento de uma região ainda carente. “Para nós esse investimento faz sentido, já que temos ali uma produção de avicultura e suinocultura que precisam transitar pela região e, por não ter estradas, fazíamos enormes voltas. Por isso, essa obra vai ter um cunho econômico importante, mas sobretudo social, com uma rodovia mais segura”, pontuou.
RECURSOS DA ITAIPU
O projeto executivo e a execução da obra serão financiados pela Itaipu Binacional através de um convênio com o Governo do Estado anunciado em janeiro deste ano. A parceria destina R$ 26,2 milhões para a obra.
Rejane Karam, gestora do convênio da Itaipu na Secretaria estadual de Infraestrutura e Logística, explica que a supervisão do DER-PR no anteprojeto facilita a licitação integrada de obra e o projeto executivo. Com isso, a publicação do edital de licitação é praticamente imediata, e aguarda apenas alguns ajustes técnicos da Itaipu com relação ao convênio - o que deve acontecer nas próximas semanas.
Rejane reforça a importância da parceria para potencializar a região. “Com a pavimentação da rodovia, teremos a redução de pontos críticos de acidente, drenagem da via, instalação de pontos de ônibus e defensas em pontos com curvas mais acentuadas. A obra vai trazer mais segurança e mais fluidez para o tráfego na ligação das comunidades aos centros urbanos”, declarou. (Foto: Ari Dias/AENPR)